Estudantes presos durante protesto

Três estudantes foram detidos pela polícia, na tarde desta quarta-feira (28), durante protesto contra o aumento das passagens de ônibus e trens no Grande Recife. O ato pacifico e organizado levou às ruas da cidade estudantes secundaristas, universitários

“Quando chegamos ao local de concentração do ato, em frente ao Ginásio Pernambucano, um grupo de policiais já nos esperava. Acreditamos que tenham sido chamados pelos donos das empresas de ônibus, mas até aí tudo bem. Nada de mais aconteceu”, declarou o presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), Tiago Oliveira.


 


Segundo Oliveira, no início da mobilização, aproximadamente 100 estudantes faziam parte do protesto. Juntos, eles ouviram as reivindicações do presidente da UMES, que também representa os estudantes no Conselho Metropolitano de Transportes, e também as propostas para melhorias no sistema do transporte público.


 


Depois disso, eles saíram em marcha pela avenida Conde da Boa Vista fechando os principais cruzamentos da via. Durante o percurso, os estudantes distribuíram panfletos e alertaram a população dos prejuízos que mais um aumento nas passagens de ônibus causa ao bolso do trabalhador.


 


“Nós defendemos que as empresas de ônibus busquem o financiamento público ou outros subsídios antes de pensar em qualquer aumento ou de repassá-lo diretamente à população”, argumentou Tiago Oliveira. De acordo com o presidente da UMES, enquanto os estudantes caminhavam pela avenida Conde da Boa Vista em direção ao Derby, outras pessoas se uniram ao ato. “Nesse momento, chegamos a ter quase 500 pessoas envolvidas no protesto”, acrescentou.


 


Momentos de exaltação…
Tiago Oliveira explicou que até a chegada no bairro do Derby, no cruzamento entre as avenidas Conde da Boa Vista e Agamenon Magalhães, tudo correu muito bem. Inclusive, com a presença da polícia que acompanhou o protesto o tempo inteiro.


 


“Fechamos o cruzamento entre as duas avenidas e um homem numa moto tentou furar o bloqueio. Ele quase atropela alguns estudantes que participaram do ato”, disse. Os estudantes aproveitaram o fechamento das avenidas para entrar nos coletivos e distribuir mais panfletos entre os usuários de ônibus. “Como não concordamos com o aumento, pulamos a catraca e distribuímos os panfletos”, completou Tiago.


 


Segundo o presidente da UMES, foi nesse instante em que os ânimos se exaltaram. “Um comandante da polícia chegou e não quis nem saber de dialogo ou dos motivos do nosso protesto que, até então, tinha corrido sem nenhum transtorno e foi logo me prendendo”, afirmou.


 


Na tentativa de ajudar o colega, o diretor da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Felipe Vasco e o membro da União da Juventude Socialista (UJS), Luiz Felipe Maciel, também foram detidos. “Nosso protesto foi tão organizado que, na delegacia, eles não tinham nenhum motivo para prestar queixar porque não machucamos ninguém, nem depredamos nada. Então, fomos logo liberados”, finalizou Tiago Oliveira.


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca