Bahia: Nilo é reeleito e bancada PCdoB defende valorização do Legislativo

Com uma margem de 19 votos a frente do deputado Elmar Nascimento (PR), Marcelo Nilo (PSDB) foi reeleito presidente da Assembléia Legislativa (ALBA) no último domingo (1/2), sacramentando a vitória governista com 41 votos contra os 22 do candidato do DEM e

A nova composição da mesa diretora conta, inclusive, com um parlamentar da legenda do PCdoB: o deputado Edson Pimenta, que assume a 3ª secretaria. “A participação do partido na mesa diretora significa a possibilidade de intervir mais de perto no centro das decisões, já que todas passam diretamente por ela”, pontuou Gomes. “Estamos na bancada de grande atuação da ALBA, temos tidos excelentes performances no governo, e queremos contribuir ainda mais para o bom andamento do processo republicano na Casa”, reforçou Javier Alfaya.


 


A formação completa da mesa diretora traz os deputados Rogério Andrade (DEM), Fernando Torres (PRTB) e Aderbal Caldas (PP) como 1º, 2 º e 3º vice-presidentes, respectivamente. A 1ª e 2ª secretarias ficaram a cargo de Roberto Carlos (PDT) e Júnior Magalhães (DEM); a quarta coube a Antônia Pedrosa (PRP).


 


Valorização do Legislativo


Avançar na votação de projetos dos parlamentares é uma das metas do PCdoB para 2009 na Assembléia Legislativa. “A bancada comunista está propondo o reconhecimento da aplicação da política republicana sempre defendida por Wagner e que implica, necessariamente, no respeito e na valorização do poder legislativo”, explica Alfaya. “Isso passa muito pelo fato de podermos votar projetos dos deputados, e os encaminharmos para a sanção do governador”, concluiu.


 


Ampliar os canais de comunicação com a TV aberta e avançar no processo de transparência, para que a sociedade, cada vez mais, acompanhe de perto o trabalho do parlamento baiano, é também prioridade do partido. “Queremos reafirmar a instituição enquanto um poder representativo da sociedade”, ressaltou Álvaro Gomes.


 


De Salvador,


Camila Jasmin