Brasileiro não tem vergonha do preconceito contra homossexuais
A pesquisa “Diversidade sexual e homofobia no Brasil, intolerância e respeito às diferenças sexuais nos espaços público e privado”, produzida pela Fundação Perseu Abramo e pela Fundação Rosa Luxemburgo, detectou um alto índice de preconceito no Brasil.
Publicado 04/02/2009 14:36
Segundo Gustavo Venturi, pesquisas que mensuraram o racismo apontam que 4% dos entrevistados responderam “sim, eu tenho preconceito”. A mesma porcentagem foi verificada em outra pesquisa realizada sobre o preconceito contra o idoso.
Para Venturi, a reflexão que se deve fazer, a partir do resultado da pesquisa, deve ser em torno do fato da sociedade brasileira ter demonstrado menos vergonha de ter preconceito contra a população LGBT. O estudo também vai servir para subsidiar políticas públicas que combatam a discriminação e o preconceito.
Para a deputada Cida Diogo (PT-RJ), a questão da homofobia é séria e merece um destaque importante para conscientizar a sociedade brasileira. A deputada lembrou a tramitação de projeto que estabelece penalização e punição daqueles que têm atitudes preconceituosas.
“Proposta nesse sentido foi aprovada na Câmara e há dois anos está parada no Senado esperando apreciação, o que é lamentável, pois esse assunto é de grande importância, deveria ser priorizado. Esse tipo de preconceito tira o direito de ir e vir do ser humano. Infelizmente, nossa sociedade ainda é muito homofóbica”, destacou.
A íntegra da pesquisa está disponível no site www.informes.org.br.
De Brasília
Com Informes PT