Crise mundial é prioridade da Assembléia para 2009

O combate aos efeitos da crise financeira mundial no Rio Grande do Sul será prioridade do novo presidente da Assembléia Legislativa. O deputado Ivar Pavan, do Partido dos Trabalhadores (PT), assumiu a presidência no sábado em Porto Alegre (RS), promete

Para a crise, que já provoca desempregos no Rio Grande do Sul, Pavan salienta que os deputados podem contribuir na formulação de políticas públicas e fazer com que o estado volte a investir no desenvolvimento local.


 


“Cada agenda política, cada pauta que vamos estabelecer, queremos que tenha início, meio e fim, e os respectivos encaminhamentos junto aos governos estadual e federal”, diz.


 


Em relação à postura da nova gestão ao governo estadual, o deputado afirmou que a Assembléia não será apenas uma homologadora de projetos do Executivo. “O papel da Presidência da Assembléia é de preservar aquilo que a Constituição determina. Preservar a autonomia do Parlamento. Não vamos ser apenas homologadores de projetos do governo.


 



Esta é primeira vez o que o PT assume a presidência da Assembléia Legislativa. A nova composição da Mesa foi viabilizada por um acordo pluripartidário entre as 10 bancadas com representação, abrindo espaço para o revezamento dos partidos. Pelo acordo, em 2010 o presidente será o deputado do PDT, Giovani Cherini. O presidente anterior foi o deputado Alceu Moreira, do PMDB.



FONTE: Agência Chasque