Lula inaugura escola e firma convênio para habitação popular no Rio

Ao som de Kizomba – festa da raça, cantada por Martinho da Vila, o presidente Lula inaugurou o Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, que é o autor do samba vencedor em 1988. Lula também assinou convênios com o governo do estado e a prefeitura d

A escola – a primeira obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio de Janeiro – fica no Complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio. “Fico emocionado ao ver o nome de Luiz Carlos da Vila identificando esta escola. Normalmente, seria um político, alguém de outra profissão, mas dificilmente seria um sambista”, disse Martinho da Vila.



“Até setembro de 2010, voltarei aqui ao Rio várias vezes para inaugurar todas as obras do PAC em Manguinhos e nos demais complexos de comunidades carentes da cidade”, prometeu Lula.



A escola, com capacidade para até 1,5 mil alunos, funcionará inicialmente com cinco turmas de Ensino Médio e uma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecendo 600 vagas. Além de 14 salas de aula, a unidade conta com laboratório de informática e ciências, sala multimídia, auditório e biblioteca.



Moradias populares



Os R$ 10,4 milhões, do convênio assinado, são de recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). A previsão é de que ao longo dos próximos meses sejam construídas 64 casas e realizadas melhorias em outras 265, além da urbanização de áreas para melhorar a acessibilidade a todas as áreas do Morro Dona Marta.



Durante o evento, também foram entregues 11 chaves de novas moradias a famílias já contempladas. O programa de reurbanização do Morro Dona Marta vem sendo executado pelo Governo do Estado com recursos de aproximadamente R$ 60 milhões.

Este ano, serão construídas mais 191 unidades; realizadas melhorias em 517 residências; edificado muro (eco-limite) para delimitar e conter a expansão da comunidade, protegendo a mata adjacente; reconstruídas parcialmente mais 46 unidades habitacionais e realizadas melhorias urbanísticas de acesso.



Durante a cerimônia para liberação de recursos do FNHIS, também foi anunciada a ampliação do Programa Saúde da Família (PSF) à comunidade do Dona Marta e, em seguida, foi inaugurado o Centro de Educação Tecnológico e Profissionalizante (Cetep) do Santa Marta.