Sem categoria

PCdoB-Londrina define apoio a Barbosa Neto para a prefeitura

A Direção Municipal do PCdoB em Londrina, reunida no último sábado (dia 31), decidiu pelo apoio ao deputado federal Barbosa Neto (PDT), na eleição municipal do dia 29 de março, conforme definido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o registro da candidatura de Antonio Bellinati (PP), o mais votado tanto no primeiro como no segundo turno das últimas eleições. A ação se baseou na prestação de conta de Bellinati quando foi prefeito entre 1997 e 2000.


 


O entendimento dos comunistas é de que a disputa na cidade envolve o candidato da base do governo Lula, Barbosa Neto, contra o candidato da direita neoliberal, Luiz Carlos Hauly (PSDB). ''O PCdoB vai apoiar Barbosa Neto em virtude da sua aliança com as forças políticas que estão mudando o Brasil e o nosso partido faz parte deste movimento'', destacou o presidente em Londrina, José Otávio Ereno.  ''Estamos unidos na luta contra o projeto neoliberal, representado pelo outro candidato. Londrina não pode retroceder'', declarou.


 


O PCdoB de Londrina apoiou, no primeiro turno da eleição, o deputado federal André Vargas (PT), que teve como vice o professor universitário e sociólogo Cezar Bueno (PCdoB). No segundo turno, os comunistas deliberaram pela neutralidade, não apontando voto para nenhum dos dois candidatos na ocasião.


 



Resolução


 


 


O Vermelho reproduz abaixo a íntegra da resolução política aprovada pelos comunistas em apoio a Barbosa Neto.


 


 



Resolução política de apoio à candidatura do deputado federal Barbosa Neto à prefeitura de Londrina


 


 1) Os partidos políticos progressistas, os sindicatos de trabalhadores, as entidades do movimento social e popular vêm travando nos últimos 20 anos uma batalha contra o projeto neoliberal, implementado em larga escala no Brasil pelo PSDB e o DEM (antigo PFL), durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1994-2002), com resultados danosos à população. A desnacionalização da economia, a privatização do patrimônio público, a desregulamentação dos direitos dos trabalhadores, o desemprego, a ausência de políticas sociais e o sucateamento do Estado são os resultados deste modo de governar. Para os municípios, a falta de recursos e de investimentos em políticas habitacionais e de infra-estrutura foi a face do neoliberalismo para a vida de milhares de pessoas. Atualmente, o capitalismo vive uma de suas maiores crises desde 1929, em decorrência da aplicação deste modelo econômico.


 


 2) Desde 2003, com a eleição de Lula, muitas mudanças vêm sendo implementadas no país com significativo avanço dos programas sociais, como o Bolsa Família e o Prouni; o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) contribuindo para o desenvolvimento econômico; freio nas privatizações e crescente geração de empregos. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ao lado do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido Democrático Trabalhista (PDT), entre outros da base política do governo Lula, tem contribuído para esta mudança no Brasil. É uma face institucional da luta contra o neoliberalismo.


 


 3) A disputa eleitoral de Londrina não está fora deste contexto. De um lado, estão os representantes da direita neoliberal, em torno da candidatura do tucano Luis Carlos Hauly (PSDB) e o DEM. A privatização da empresa de telefonia da cidade, a Sercomtel; a retirada de direitos dos servidores públicos municipais e o fim de programas sociais para as famílias carentes são ameaças reais para os londrinenses caso aconteça uma vitória deste grupo político. A candidatura de Hauly, que foi líder do governo Fernando Henrique, tem um lado: o dos banqueiros, dos grandes empresários e do grupo político conservador, que dirigiu o país e que foi rejeitado nas urnas pela população.


 


 4) Do outro lado está a candidatura do campo político progressista e de apoio do governo Lula, a do deputado federal Barbosa Neto (PDT). Londrina não pode retroceder. Para garantir os avanços nos programas sociais, o desenvolvimento da economia, a geração de empregos, políticas públicas de cultura e esporte, é preciso eleger Barbosa Neto prefeito de Londrina. Os comunistas não vão medir esforços para a eleição do candidato das forças populares e democráticas. Londrina terá um prefeito articulado com Brasília para garantir obras e benfeitorias para a cidade.


 


 5) O PCdoB conclama a todos os seus amigos e militantes, as forças democráticas e populares e os movimentos sociais, bem como aqueles que têm responsabilidade com as mudanças em Londrina, Paraná e Brasil para que somem esforços para eleger Barbosa Neto prefeito de Londrina. É fundamental que cada companheiro e companheira se empenhe, faça campanha, saia às ruas e se comprometa com esta candidatura. Conclamamos também os partidos da base do governo Lula (PT-PDT-PCdoB-PSB-PMDB-PP e PTB) para se unirem em torno desta candidatura que é a melhor para a nossa cidade.


 


Londrina, 31 de janeiro de 2009
Direção Municipal do Partido Comunista do Brasil de Londrina (PR)