Projeto de enfrentamento à violência infanto-juvenil é apresentado

Belém (Sejudh) 04/02/09 – A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou na manhã desta quarta-feira (04/02), a apresentação do projeto Pair/ Guarani, de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O objetivo da reunião foi apresentar a equipe do projeto e a metodologia de enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil para as entidades. Um dos pontos importantes destacados pela coordenadora do projeto, Janaina Pinheiro, foi sobre a articulação na região da Ilha do Marajó (Soure, Breves, Portel e Salvaterra), para que o projeto obtenha sucesso.


 


Neste primeiro momento de acordo com Janaina a ideia é a sensibilização. Ela destaca que o programa consiste em três etapas, a primeira será um levantamento das organizações governamentais e não-governamentais e das demais esferas de poder que contemplam a rede de enfrentamento, também será elaborado um diagnóstico em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a situação das crianças e adolescentes vitimas de violência. A segunda etapa será analisar e debater o resultado do diagnóstico durante um seminário.


 


'Após esta avaliação serão construídas propostas de ações para o enfrentamento desta violência”, ressalta Janaina. E por fim, a terceira etapa se constitui em uma avaliação da execução do projeto de monitoramento das ações construídas.