Sepror e Sufrma firmam convênio para recuperar vicinais
Mais de 80 famílias de produtores rurais serão beneficiadas por meio de um convênio assinado entre a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e a Superintendência da Zona Franca de
Publicado 04/02/2009 13:34 | Editado 04/03/2020 16:12
Nas obras serão investidos recursos da ordem de um milhão novecentos e oitenta mil reais, sendo um milhão e oitocentos oriundos da esfera federal e a contrapartida do governo estadual no valor de cento e oitenta mil reais. De acordo com o titular da Sepror, deputado Eron Bezerra, a verba já está assegurada e assim que for liberada pela Suframa, haverá licitação para a realização das obras.
A recuperação de estradas e vicinais faz parte do Programa de aprimoramento da infra-estrutura do setor primário amazonense. O objetivo é garantir o escoamento dos produtos agrícolas gerados pelas comunidades que vivem nas localidades cujo acesso se dá por meio dessas estradas. “Só no ano passado a Sepror recuperou 500 quilômetros de estradas em Manaus e nos municípios de Borba, Manacapuru, Guajará e Presidente Figueiredo, incluindo uma parte que foi pavimentada. A meta para 2009 é alcançar dois mil quilômetros em todo o Estado”, garante o secretário Eron Bezerra.
O Distrito Agropecuário da Suframa (DAS) faz parte do projeto original do modelo Zona Franca. O DAS está localizado na zona rural do município de Manaus, abrangendo também parte dos municípios de Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo.
Tem solos que possibilitam o desenvolvimento agrícola e podem ser aproveitados racionalmente para atividades adaptadas ao clima tropical. Possui área de, aproximadamente, 600 mil hectares, com 468 km de estradas vicinais sendo cortado no sentido Norte/Sul pela BR-174 e em parte no sentido Leste/Oeste, pela rodovia AM-010 (Manaus – Itacoatiara).
Sepror