Juazeiro: Prefeito aponta investimentos em fruticultura como saída para a crise
Os reflexos da crise financeira na fruticultura do Vale do São Francisco foi o tema norteador da reunião entre o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), na última terça-feira (3/02), em Petrolina.
Publicado 05/02/2009 18:30 | Editado 04/03/2020 16:20
Entre as ações apresentadas no encontro, está o financiamento na ordem de R$ 200 milhões para os produtores do Vale do São Francisco; um dos principais pólos exportadores do Brasil. O montante é fruto de acordo firmado entre o governo federal e os governos de Bahia e Pernambuco, em concordância com as principais instituições financeiras do país – BNDES, BNB e Banco do Brasil. “Conseguimos mostrar ao governo federal que, apesar da crise, a região é viável e tem potencial. O que precisamos fazer, daqui pra frente, é promover uma reengenharia financeira para o agro-negócio, porque o governo não pode ficar apenas apagando incêndio a cada crise”, observou o prefeito da cidade de Juazeiro; dona do 4º maior PIB agrícola do país.
No retorno a Juazeiro, o prefeito se encontrou com o secretário de Agricultura da Bahia, Roberto Muniz, e o vice-presidente do Banco do Brasil, Milton Luciano, para discutir sobre a necessidade de agregação de novos valores à cadeia produtiva do Vale. “É uma alternativa viável para os produtores e empresários da região, já que o Vale conta hoje com uma produção variada de frutas. É preciso, portanto, ampliar a capacidade de acesso a novos mercados”, explica Muniz. “Essa é uma reunião para buscar alternativas de futuro, tanto para a fruticultura, quanto para outros projetos da prefeitura direcionados ao setor agrícola”, endossou Luciano.
Um dos projetos diz respeito à Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri que, em sua 20ª edição, será realizada em Juazeiro, de 15 a 18 de julho, no Campus III da Universidade Estadual da Bahia – UNEB. “O objetivo principal da Fenagri é retomar o seu papel fundamental na difusão dos nossos produtos”, defendeu o secretário municipal de Agricultura, Jairton Fraga.
A depender da parceria com a secretaria estadual de Agricultura e o Banco do Brasil, o evento, que traz como tema “A sustentabilidade do Agro-negócio”, deve se consolidar como marco para a região. “Já estamos discutindo com o prefeito e o vice-presidente do BB uma nova roupagem para a Fenagri”, adiantou Roberto Muniz, que ainda destacou a importância de tornar a Feira rentável para o comércio local. “Vamos rediscutir o seu papel para a região, trazendo nova formatação para os produtores e agentes financeiros, para que o comércio local possa usufruir dos negócios produzidos no Vale”, destacou.
Da redação local, com informações da Ascom Prefeitura de Juazeiro