Carrion participa de Comitiva na zona sul do RS
O deputado Raul Carrion, líder do PCdoB na Assembleia Legislativa, esteve presente juntamente com a comitiva de Deputados e Assessoria nos municípios de Turuçu e Pelotas na última quinta-feir
Publicado 06/02/2009 17:38 | Editado 04/03/2020 17:11
O prefeito de Turuçu, Ivan Scherdien (DEM), declarou que a cidade ainda está com 400 desabrigados e teve prejuizo de mais de R$ 8 milhões em função das enchentes ocorridas na região. Ivan relatou ao deputado Carrion que a BR-116, concedida ao grupo ECOSUL, possui apenas uma pequena área de escoamento, servindo como um dique represando a água, deixando as famílias que vivem um nível abaixo da estrada, submersos.
Carrion recebeu de um morador, a cópia de um documento de abril de 2007, onde a Câmara Municipal pedia providências sobre o KM 483 da BR-116, um dos lugares mais atingidos pela enchente. Além das famílias terem perdido praticamente tudo que tinham, a cidade sofreu graves prejuizos na sua infraestrutura, como perda de pavimentação e queda de 4 pontes.
A Comissão de Assuntos Municipais, o Deputado Raul Carrion, o prefeito de Pelotas, Fetter Júnior e demais prefeitos dos municípios mais atingidos, reuniram-se na prefeitura da cidade para debater assuntos referentes aos estragos causados pelas enchentes nas regiões da zona sul do estado.
Os parlamentares também estiveram reunidos com lideranças da região, na oportunidade a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) entregou aos integrantes da Comissão um documento coletivo que reivindica medidas emergenciais e estruturantes para amenizar os prejuízos dos municípios.
Conforme o documento, o governo federal precisará focar esforços em seis ações: reestabelecimento do transporte nas estradas federais mais afetadas, como as BRs-116 e 392 e o trecho da ferrovia entre Capão do Leão e Pelotas; liberação de recursos para a aquisição de equipamentos rodoviários e de material destinado à reconstrução de pontes e pontilhões destruídos ou danificados pela água; repasse de verbas para a recuperação de estradas vicinais e para reforma, reconstrução ou relocação de moradias.
As lideranças da região solicitam ainda a prorrogação de contratos e novas linhas de financiamento destinadas aos produtores que tiveram safras destruídas, bem como, para empresas que sofreram danos e perda de estoques. Outra reivindicação refere-se a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para que as famílias atingidas possam reformar suas casas e readquirir movéis e equipamentos domésticos.
Na reunião o Deputado Carrion cobrou que se tenham medidas efetivas e não somente paliativas, para que se possa evitar outras catastrofes como esta, e que não sendo possível evitar ou prever um acontecimento natural como este, seus danos possam ser minorados por ações preventivas.
Carrion visitou diversos pontos críticos de Pelotas, acompanhado de Catarina, liderança comunitária do bairro Fragata e 2º candidato a vereador mais votado nas eleições de 2008 em Pelotas, onde debateram na Cohab Guabiroba, a importância da organização da comunidade, bem como a participação da elaboração dos planos diretores, de Habitação e Saneamento, visto a relevância de encaminhar projetos estruturais do bairro para evitar maiores trajédias , assim como a realização de seminários sobre o assunto. Também foi relatada que a falta de saneamento adequado fez com que a comunidade ficasse isolada nas vilas Farroupilha e Verona nas proximidades da Ferrovia – ALL.
Catarina ressaltou que a tragédia não foi maior devido a união e mobilização da comunidade que em multirões salvaram as pessoas e os bens possiveis, antes mesmo da chegada da defensoria civil e outros órgãos de governo.
De Porto Alegre Liane Priscila Rodrigues e
Getúlio Vargas Júnior