Sem categoria

Ministério do Esporte tem novo comando no Alto Rendimento

Ricardo Leyser Gonçalves, 38 anos, secretário do governo federal para a candidatura da cidade do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, acaba de ser nomeado pelo ministro Orlando Silva Júnior o novo secretário nacional de Esporte d

Sob sua responsabilidade estarão questões relativas à Lei Agnelo-Piva, que destina recursos de loterias ao esporte olímpico, paraolímpico, universitário e escolar. O programa Bolsa-Atleta também passa ao comando de Leyser, assim como os Jogos Universitários Brasileiros, os Jogos da Juventude e as Olimpíadas Escolares.


Graduado em Administração Pública pela FGV-SP em 1991 e em Ciências Sociais pela USP em 1994, o secretário possui especializações em Estudos Estratégicos, Gerenciamento de Empreendimentos, Gestão Estratégica de Negócios, Marketing Governamental e Planejamento Estratégico Situacional, entre outras.



Militante do PCdoB desde 1990, época em que estava na universidade, Leyser iniciou sua atividade política em 1986, quando se filiou à União da Juventude Socialista, em São Paulo. Torcedor do Internacional de Porto Alegre, ele está no Ministério do Esporte desde 2003, onde, no mesmo ano, assumiu a Secretaria de Esporte Educacional e, em 2005, passou ao cargo de secretário-executivo do Comitê de Gestão do Governo Federal para o Pan Rio 2007.



Antes, trabalhou na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo, na gestão de Nádia Campeão durante o governo de Marta Suplicy, onde coordenou as ações do Município na organização do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.



Mesmo com a nova função, Leyser continua responsável pelas ações do governo federal no projeto Rio 2016, agora na Secretaria de Alto Rendimento. A principal de suas atribuições é coordenar o Comitê de Gestão Federal criado para articular as iniciativas do governo brasileiro e assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos pelo País na candidatura aos Jogos.