Oficina define plano de ação e metas de DST/AIDS em Fortaleza
Na manhã desta quinta-feira (05), a Coordenação Municipal de DST/Aids promoveu a abertura da Oficina de construção do Plano de Ação e Metas (PAM) de DST/Aids para o ano de 2009. Durante dois dias, no Hotel Beira Mar, representantes de diversos setores da
Publicado 06/02/2009 16:32 | Editado 04/03/2020 16:35
O painel de abertura contou com as presenças de Renata Mota, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, de Joel Sadi, assessor técnico do Programa Nacional de DST/Aids, e da assessora técnica da Coordenação Estadual de DST/Aids, Maria de Lourdes, além da Gerente da Célula de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Lídia Costa; da representante da Coordenação do Fórum ONG/Aids do Ceará, Graça Monteiro; da presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza, Socorro Carvalho; e da miss Ceará Vanessa Vidal, representando a Coordenadoria de Pessoas com Deficiência.
O Plano de Ações e Metas é fundamental para a efetivação da política de enfrentamento às DST/HIV/Aids em Fortaleza, através dos recursos liberados pelo Governo Federal em parceria com os governos estadual e municipal. Para tanto, tal Plano deve ser elaborado, em parceria, pelo governo e sociedade civil.
Ainda na manhã de quinta, houve uma mesa redonda para discutir as políticas de DST/Aids a nível nacional, estadual e municipal. Em seguida, um balanço das ações do PAM 2008, nas áreas de promoção e prevenção; diagnóstico, assistência e tratamento; gestão e desenvolvimento humano e institucional; e parcerias. Além disso, houve a apresentação da metodologia para a construção do PAM 2009, seguida da oficina de trabalho em grupo.
Hoje, sexta-feira (06), as oficinas continuaram. Após a conclusão dos trabalhos, as propostas foram apresentadas e discutidas em plenária. A tarde, os participantes voltaram a se reunir para finalizar as discussões.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza