Sem categoria

Metalúrgicos do ABC lutam contra demissões

O sindicato dos metalúrgicos do ABC informou que sua direção se reunirá com a direção da Mahle Metal Leve, autopeças de São Bernardo, na próxima segunda-feira (9). O encontro foi solicitado pela empresa. Trabalhadores da Mahle decidiram por realizar gr

Por sua vez, a direção da montadora Ford do Brasil informou que vai conceder férias coletivas para 800 funcionários da linha de produção da Ford de São Bernardo (Grande São Paulo).



A medida vale para o período de 19 de fevereiro a 15 de março, segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.



De acordo com a entidade, quatro dias deste período correspondem a banco de horas e compensação. A fábrica tem cerca de 3.200 funcionários.



O sindicato afirmou que as férias coletivas, assim como outros mecanismos que reduzem a produção de veículos, são formas de preservação de emprego previstos em lei e acordos coletivos e negociados entre o sindicato e empresas da sua base, com o objetivo de evitar demissões.


“A diretoria dos metalúrgicos do ABC defende que todos esses mecanismos de negociação têm de ser utilizados e esgotados antes de qualquer outra alternativa”, afirmou.



Demissões


O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou na última sexta (6) que homologou em janeiro deste ano 540 demissões, número inferior ao total registrado em dezembro de 2008 (753), mas acima de janeiro de 2008 (392).


A média de homologações em 2008 foi de 450, número considerado normal, segundo a direção do sindicato.


A base dos metalúrgicos do ABC tem hoje 103 mil trabalhadores (em 2003, a base tinha cerca de 75 mil) nas quatro cidades que cobre –São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.