Austrália: Incêndios já mataram 171 pessoas
A Austrália está vive uma das piores catástrofes da sua história. No Parlamento de Canberra, os deputados observaram nesta segunda-feira (9) um minuto de silêncio. De acordo com o mais recente balanço oficial, 171 pessoas morreram, mas este número
Publicado 09/02/2009 17:59
Várias localidades foram literalmente reduzidas a cinzas pelas chamas que calcinam o sul da Austrália, principalmente toda área de Nova Gales do Sul, Victoria e Melbourne.
O número de casas destruídas já ultrapassou as 750. A seca que se tem feito sentir este ano no sul do país, bem como atos criminosos, estão na origem dos 400 incêndios que já varreram 340 mil hectares.
Um australiano conta que a sua história desapareceu, “é muito triste”, diz. A localidade onde vivia desapareceu. Todos os seus melhores amigos estão mortos, os seus filhos estão mortos. “Joguei golfe com um menino de 12 anos no sábado e ele está morto. É devastador”, conclui.
Um outro homem conta que sobreviveu porque mergulhou num pântano, vestido até pescoço. “O calor era tão intenso que punha cabeça debaixo de água. O pântano estava gelado, mas como havia uma bola de fogo no vale, tinha que pôr a cabeça debaixo de água.”
O exército está em estado de alerta e o governo já prometeu 5,2 milhões de euros para ajudar os sinistrados. 100 pessoas estão dadas como desaparecidas. Os bombeiros ainda não conseguiram controlar todos os incêndios.