Sem categoria

Cuba considera 'muito positivo' exame sobre direitos humanos

Cuba considerou nesta segunda-feira (9) 'muito positivos' os resultados de sua prova no Exame Periódico Universal do Conselho de Direitos Humanos, o que foi lido em Genebra na tarde de hoje pelo Grupo de Trabalho responsável pelo tema.



Por

No processo final, o Uruguai, em nome da chamada 'troika', integrada também por Gabão e Bosnia-Herzegovina, relatou as análises e as considerações a respeito do relatório cubano, com palavras elogiosas referendades pela presidência do plenário.



A ministra de Justiça de Cuba, Maria Esther Reus, chefe da delegação da Ilha, expressou sua satisfação com as conclusões do Exame Periódico Universal e valorizou o foco saudável de cooperação, respeito, imparcialidade e objetividade.



Diferentemente do passado, quando predominavam as práticas seletivas e de duplos critérios, o Exame Periódico Universal permite a Cuba e a todos os países em via de desenvolvimento oferecer suas realidades em plano de igualdade com as potências ocidentais.



Fontes diplomáticas disseram à Prensa Latina que as conversas entre a chamada troika (Uruguai, Bósnia-Herzegóvina e Gabão) e a comitiva de Cuba decorreram em bom ambiente.



Uma vez concluído o passo, o Exame Periódico Universal cubano, junto com os demais analisados agora e os que se farão no mês de maio, se submeterão ao plenário do Conselho em junho, na rodada final com participação de Organizações Não Governamentais.



Brasil, Equador, Argentina, Peru, Guatemala, Bahamas, Barbados, Colômbia e agora os cubanos, junto com México (em 10 de fevereiro), são os representantes da América Latina e Caribe no Exame Periódico Universal.



Nesta segunda-feira China e Nigéria serão os encarregados de prestar contas ao CDH, enquanto Camarões, da mesma forma que aconteceu com Cuba, ouvirá as recomendações da troika.



Até o momento, 58 países apresentaram seu Exame Periódico Universal, entre eles nove pertencentes latino-americanos e México que o fará no dia 10 de fevereiro. Para o próximo período em maio, será a vez de Chile, Uruguai e Belize.