Sem categoria

Escola Nacional do PCdoB realiza curso em Caxias do Sul (RS)

O curso de formação de nível 2 da Escola Nacional do PCdoB, que se encerrou neste domingo (15) em Caxias do Sul, reuniu 60 alunos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A atividade, que iniciou no dia 8, foi realizada no centro de formação da

O curso foi dividido em cinco áreas; filosofia, economia política, formação sócio- econômica brasileira, socialismo e partido.


 


A turma escolheu para si o nome Luiz Sávio Vieira Loguercio, em homenagem ao dirigente comunista que faleceu recentemente. Além do conteúdo teórico,  ocorreram atividades como exibição de documentários e sarau poético da UJS.



 
Carlos Fernando Niedersberg, vice-presidente do partido no Rio Grande do Sul, foi um dos palestrantes e organizadores do evento. Ele explica que o objetivo é formar quadros partidários e transmitir aos participantes a forma de pensar e de atuar do partido. “Não podemos perder nossa essência revolucionária”, afirma.



 
Durante sua palestra na sexta-feira, Carlos Fernando Niedersberg falou sobre a experiência do socialismo na antiga União Soviética, para um público diverso que contava com jovens militantes, vereadores e sindicalistas.


 


“É necessário fazer uma análise dura do início do socialismo, mostrando seus pontos positivos, mas sem esquecer alguns equívocos, algumas lições para não repetir. Porém, foi uma experiência extremamente importante,” declara. Ele afirmou ainda que não há modelo único de socialismo e cada país deve criar sua própria experiência.


 


Sobre a atual crise financeira, Carlos Fernando disse que o capitalismo não tem condições de acabar com o problema que criou.  “Não é esta crise que vai encerrar este modelo capitalista. Porém, atualmente o socialismo é uma alternativa real”.



 
De Caxias do Sul,
Márcio Schenatto