Vereador propõe concurso gratuito para doadores de sangue
A Câmara Municipal de Campinas analisa, nesta quarta-feira (18/02), em primeira votação, projeto de lei do vereador Sérgio Benassi (PCdoB), que isenta do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos em Campinas os voluntários que mantêm assidui
Publicado 18/02/2009 16:18 | Editado 04/03/2020 17:18
Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de doadores no País (1,7% da população em 2007) está muito aquém da meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, que é de 5%. Durante alguns períodos do ano, principalmente na época do Carnaval, há redução dos voluntários. O projeto de lei é mais uma contribuição de Campinas para o aumento o índice do doação na cidade.
Uma das características importantes do PL 13/08 é que o voluntário seja assíduo nos bancos de doação. Terá direito à isenção apenas aqueles que tiverem comprovado três doações nos 18 meses antecedentes à inscrição do concurso, exceto as pessoas acima de 60 anos, que têm orientação dos hemocentros de manter intervalos de 180 dias entre as doações. A proposta substitui a Lei 11.353/2003, que isenta as pessoas que doaram até seis meses antes do concurso. De acordo com informações do Hemocentro da Unicamp, o intervalo mínimo entre doações para homens de 18 a 59 anos é de 60 dias, e 90 dias para mulheres. É recomendável que pessoas entre 60 e 65 anos mantenham um intervalo de 180 dias entre as doações.
De Campinas: Gil Caria