Defesa Civil nacional alerta para chuvas com descargas elétricas no RN

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou um alerta à Defesa Civil do RN anunciando fortes chuvas com possibilidade de descargas elétricas. A situação se repete em outros 16 estados do país.

O alerta da Defesa Civil nacional anuncia que áreas de instabilidade no início da semana deram origem a nuvens carregadas, provocando pancadas de chuva não só no RN, mas também em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amazonas, Rondônia, Acre, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Amapá e Roraima. A Sedec ressalta ainda no alerta que há possibilidade das chuvas no RN adquirirem tal intensidade a ponto de gerar descargas elétricas em alguns momentos.


 


Por sua vez, a assessoria de imprensa da Emparn divulgou que, segundo o setor de Meteorologia, imagens de satélite mostram a atuação da Zona de Convergência Intertropical, em atuação na região Nordeste, razão para tantas chuvas. O interior do RN deve ser o mais atingido pelas pancadas de chuva, mas no litoral também é esperado que chova forte.


 


A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda à autoridade competente do RN que oriente a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Também deve-se evitar o tráfego em ruas sujeitas a alagamentos localizados, bem como em locais que não ofereçam proteção contra raios e ventos fortes.


 


Fonte: Diário de Natal