Em Brasília, Moura luta contra a Celpe

Até o final desta semana, o deputado estadual Luciano Moura fica em Brasília para debater os abusos praticados pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) na cobrança das tarifas de energia. O parlamentar é o relator da CPI da Celpe que tramita na Ass

Luciano Moura já se reuniu com o vice-presidente da Comissão de Minas e Energia, Eduardo da Fonte. Juntos, eles tentam, agora, uma audiência com o Tribunal de Contas da União (TCU) para impedir qualquer tipo de reajuste tarifário para a Celpe.


 


Segundo Moura, várias outras concessionárias de energia que solicitaram revisão tarifária estão com índices de reajuste negativo. Enquanto a Celpe, desde que foi privatizada, em 2002, vem apresentando uma margem de lucro bastante crescente. “É inaceitável que uma empresa que está em uma crescente de lucratividade esteja exigindo reajuste tarifário”, afirma o deputado.


 


No início desta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o reajuste anual para as concessionárias. As contas de energia para locais de baixa tensão, como residências, devem subir 1,57%. Enquanto que indústrias com o recebimento de 69kv ficam com 12,81%; as grandes indústrias 11,77% e 5,35% para as pequenas indústrias.


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca