Em pronunciamento, Inácio Arruda comemora centenário de Patativa

Nascido em 1909, no Sítio Serra de Santana, a três léguas do município de Assaré, na região do cariri cearense, Antônio Gonçalves da Silva completaria 100 anos nesta quinta-feira (5). Seu conterrâneo, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), ocupou a tribuna d

“Seu doutor, me dê licença / da minha história contar”, escreveu Patativa do Assaré, na canção Vaca Estrela e Boi Fubá. E Inácio contou a história do poeta cearense. Aos oito anos, já órfão do pai, deixou a escola para sustentar a família trabalhando como agricultor na terra herdada do pai. Aos 13, já compunha versos para divertir familiares e vizinhos. Três anos depois tornou-se violeiro e cantador em festas e celebrações religiosas.


 


“Hoje eu tô em terra estranha / é bem triste o meu penar”, prosseguia Patativa, na canção que conta a história do imigrante que foi obrigado a trocar o Nordeste pelo Sul do país. Inácio Arruda contou que o poeta também foi migrante. Só que trocou o Ceará pelo Pará. Em Belém, aos 21 anos, ganhou o apelido de Patativa, que é um pássaro de canto melodioso e triste. Depois retornou à sua terra, onde permaneceu pelo resto da vida compondo seus versos e canções.


 


“Sua poesia possui o cheiro da terra molhada, o som do aboio do vaqueiro e é livre como as aves de arribação que voam pelo mundo afora, mas retornam sempre para o sertão, onde está a sua morada e sua inspiração para voar sempre mais”, afirmou Inácio Arruda.


 


O senador pelo Ceará informou que, visando comemorar o centenário de nascimento de Patativa do Assaré, o Senado realizará sessão especial em sua homenagem. Inácio Arruda também informou que está pronto para ser votado, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, projeto de sua autoria, o PLS 302/08, que institui 2009 como o Ano Nacional Patativa do Assaré. O relator da matéria, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), já entregou seu parecer favorável.


 


Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) destacou que recentemente (no dia 7 de fevereiro) transcorreu o centenário de nascimento de um outro cearense: dom Helder Câmara. Ele comentou o entrelaçamento do Ceará com Pernambuco, ao lembrar que o pernambucano Luiz Gonzaga foi fundamental na divulgação da obra de Patativa e Recife foi fundamental para dom Helder desenvolver seu trabalho religioso.


 


Leia aqui pronunciamento na íntegra


 


Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda