Lula Morais destaca o centenário de nascimento de Patativa do Assaré

O deputado Lula Morais (PCdoB) destacou, na sessão desta quinta-feira (05/03), o centenário de nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. O parlamentar lembrou que, desde criança, Patativa tirava seu sustento lavrando a terra e estudo

Em sua fala, Lula Morais relembrou a vida de Patativa, recitou alguns versos do poeta e defendeu que sua obra seja mais difundida entre os cearenses e os brasileiros. “Precisamos desenvolver a difusão da sua obra”, disse. O parlamentar ressaltou que a Assembléia Legislativa fará uma homenagem ao poeta no próximo dia 12, a partir das 15h, no Plenário 13 de Maio.


 


Na avaliação de Lula Morais, Patativa foi um poeta “militante, comprometido com seu tempo e com seu povo”. “Patativa foi um poeta que militou em defesa dos direitos dos agricultores, que militou contra a opressão e contra as injustiças, um poeta rebelado contra a situação de miséria imposta aos nordestinos e aos brasileiros pobres”, afirmou.


 


Os deputados Welington Landim (PSB), Fernando Hugo (PSDB), Ely Aguiar (PSDC), Vasques Landim (PSDB), Dedé Teixeira (PT) e Nelson Martins (PT) fizeram apartes ao pronunciamento de Lula Morais e também ressaltaram a importância da obra de Patativa do Assaré. “Patativa é, sem dúvida, o maior poeta popular brasileiro que, com sua simplicidade, cantou o Nordeste e o Brasil em todos os momentos, nos momentos de seca, na ditadura, na esperança por tempos melhores”, afirmou Welington.


 


O deputado Fernando Hugo afirmou que Patativa soube, com uma genialidade ímpar, expressar as agruras do sertanejo que ele próprio viveu de perto. “Patativa externa essas agruras numa poesia de fazer inveja a todo e qualquer poeta mais retórico”, acredita.


 


Ely Aguiar disse ser um privilegiado porque possui três livros autografados por Patativa e recordou o episódio no qual o poeta foi preso por ordem de um ex-prefeito de Assaré por ter escrito uma poesia dizendo que o prefeito não ia trabalhar na Prefeitura. “Ele tentou por vários dias falar com o prefeito e nunca ele estava lá. Então, escreveu uma poesia chamada `Prefeitura sem prefeito’ e o prefeito mandou prendê-lo”, relatou.


O deputado Vasques Landim avaliou que Patativa do Assaré trazia em sua poesia “o apelo popular, a voz daqueles que mais sofriam, dos desempregados do campo e da cidade”. O deputado Nelson Martins também considerou Patativa como um gênio do mundo, mas lamentou que o poeta ainda não tenha tido o devido reconhecimento no Brasil, mesmo já sendo reconhecido internacionalmente.


 


Já o deputado Dedé Teixeira informou que, durante o acampamento nacional da juventude, que vai ser realizado em julho deste ano, em Icapuí, será organizada uma tenda específica para divulgar a obra e homenagear Patativa do Assaré.


 


Leia aqui pronunciamento na íntegra


 


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL