Carlin Moura defende a municipalização dos Cesus e Parque Fernão Dias

O deputado Carlin Moura se reuniu nesta terça-feira (03) com a prefeita
de Contagem, Marília Campos, o secretario de Esporte e Lazer de
Contagem, Albert Diniz, o secretário de Meio Ambiente de Betim, Geraldo
Antunes e com o secretário de Estado de Dese

O primeiro espaço pleiteado é o Parque Fernão Dias, que fica na divisa entre os municípios de Contagem e Betim, é uma das maiores áreas verdes em região urbana da Grande Belo Horizonte. O parque possui infra-estrutura e atrativos tão excepcionais quanto o parque das Mangabeiras e o Ecológico da Pampulha, ambos na capital. Fernão Dias possui um complexo com mais de 20 quadras poliesportivas, playground, pista de bicicross e o único velódromo do Estado, além de uma vegetação espalhada por 1,3 milhão de metros quadrados.

No entanto, parte da unidade se encontra em Betim e, por isso, a administração do local se deu por meio de cessão, até o vencimento do contrato com o município de Contagem, em 2005. A partir de então, o Fernão Dias tem sido gerenciado de maneira temporária pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese.

CESU

Outro ponto abordado foi a doação dos imóveis que abrigam os Centros Sociais Urbanos dos Bairros Amazonas e Eldorado, os Cesus. De acordo com o deputado Carlin Moura (PCdoB), autor de dois projetos de lei que prevêm a doação desses terrenos, os imóveis destinados aos Centros, de propriedade do Estado, foram entregues em comodato por mais de 20 anos ao Município de Contagem. “Já foram feitos uma série de investimentos nesses Centros, que já desenvolveram muitos projetos desportivos e sociais relevantes”, afirmou Carlin.

Atualmente o comodato foi desfeito e a administração voltou à esfera do Estado, mais especificamente à Sedese. “O município de Contagem sempre colaborou decisivamente com o funcionamento do espaço, mas, com o fim do comodato, ficamos impossibilitados de fazer novos investimentos” afirma a prefeita Marília Campos, que planeja, por exemplo, a ampliação do posto de saúde do Cesu Eldorado.

De acordo com Albert Diniz, maiores investimentos para os Centros dependem da viabilidade da transferência das áreas e dos imóveis ao Município de Contagem. “Queremos o aprimoramento de projetos desportivos e sociais que já são desenvolvidos nesses locais”, afirma Albert, que lembra que com as doações o Estado ficará desonerado de tais despesas.

Definições

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho, se disse favorável a questão da doação da área do Parque Fernão Dias, já que as prefeituras de Contagem e Betim se propuseram à uma administração conjunta do Parque. O secretário afirmou que vai buscar uma solução jurídica para viabilizar essa administração, na qual não há oneração de partes e envolvimento das duas prefeituras e do Estado.

Para o caso dos Cesus, como já foram feito os dois projetos de lei pelo deputado Carlin Moura, o secretário afirmou que assim que a Assembléia encaminhar a secretaria os projetos, o secretário dará um parecer favorável a doação.

Uma comissão, composta por prefeitura de Contagem, Betim e Sedese será montada e uma nova reunião será marcada.

De Contagem,
Sheila Cristina