Publicado 06/03/2009 23:42 | Editado 04/03/2020 16:44
As atividades serão realizadas no contraturno escolar, três vezes por semana, em 12 modalidades esportivas. Os alunos receberão uniforme, material esportivo e lanche. O Programa será desenvolvido em 51 núcleos, com média de 200 alunos cada, e será executado pela SEMEL, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em inovadora prática de cooperação e ação intersetorial com as demais áreas sociais do município. Treze núcleos funcionarão em escolas de tempo integral da Secretaria Municipal de Educação -SME, outros tantos em parceria com a Secretaria de Ação Social-SEMAS, em seus NUECs – Núcleos de Educação Comunitária. Além das aulas de iniciação esportiva, os alunos e alunas desenvolverão atividades complementares nas áreas de cultura e saúde, como palestras e oficinas sobre alimentação saudável, prevenção de gravidez na adolescência e de doenças sexualmente transmissíveis.
Durante 17 meses serão nvestidos cerca de 3,5 milhões de reais, dos quais aproximadamente R$ 800 mil pela Prefeitura e R$ 2,8 milhões pelo Ministério do Esporte. Esse esforço faz parte do conjunto de políticas públicas adequadas e eficientes para a promoção humana, que resultem na mitigação da violência urbana, na diminuição das situações de risco social a que estão expostas as nossas crianças e adolescentes. Entre essas ferramentas de que dispõe o poder público, cresce a cada dia o papel e a importância do esporte e lazer para promover a inclusão social.
A praça é o espaço mais democrático da cidade
Para 2009, além dos programas de atividades, a área de esporte e lazer na Cápital goiana terá substancial reforço em equipamentos de infraestrutura esportiva e estrutura administrativa. Serão construídas duas Praças da Juventude, que serão complexos esportivos e de integração social, com campo de futebol, quadra poliesportiva, pista de caminhada, centro de convivência, espaço da “melhor idade”, sanitários e sala da Guarda Municipal. Em uma delas teremos uma das mais modernas pistas de skate do País. Goiânia receberá também dois novos Centros Esportivos, onde a populaçao terá acesso livre e gratuito a verdadeiros clubes populares, inclusive a aulas gratuitas de natação e hidroginástica. A cidade já conta com mais de 700 belas praças urbanizadas – mais de 300 construídas na gestão do atual prefeito -, várias delas contando com pistas de caminhada, campos, quadras e parquinhos infantis. Essas praças são um patrimônio inestimável do nosso povo, pois são o espaço mais democrático de toda a cidade. Na praça todos podem ir, independentemente da condição social, idade e gênero. A praça pública pode ser apropriada e usufruida por todos e cada um, para o uso coletivo sadio, seja para a prática esportiva ou para a atividade de lazer ativa ou contemplativa. A praça permite ainda o convívio e a integração social, constitui local ideal para fazer amizades, encontrar os vizinhos, para o bate-papo descontraído. Por isso mesmo, temos nos preocupado, nos projetos das Praças da Juventude, com os espaços apropriados para o jovem, a criança, a população adulta e os idosos.
A outra boa novidade é que o prefeito Iris Rezende autorizou, nesta semana, o chamamento de uma centena de servidores concursados para compor o quadro permanente da SEMEL. Essa é uma decisão histórica, de estruturar em
definitivo a Secretaria de Esporte e Lazer, quase doze anos após a sua criação. Goiânia avança também a passos largos para se igualar a outras Capitais no que se refere à adoção de moderna legislação de incentivo municipal ao esporte. O Prefeito determinou que seja concluído em breve o projeto de lei formulado por um representativo conjunto de entidades esportivas, que dotará nossa cidade de um Sistema Municipal de Esporte e Lazer, contando inclusive com o Fundo e o Conselho do setor. A partir da aprovação dessa lei, que acreditamos seja concretizada ainda neste semestre, também a iniciativa privada terá estímulo para investir nessa área social tão importante. Estamos, desta forma, ajudando a construir uma rede de proteção social para a juventude em situação e risco social, contribuindo para construir uma Goiânia mais justa, humana e socialmente desenvolvida.
* Luiz Carlos Orro é Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia, presidente estadual do PCdoB-GO e membro do Comitê Central. (luizorro@gmail.com)