Procon/Fortaleza revela que mulheres procuram mais seus direitos

Após cerca de um século e meio desde a primeira forte manifestação feminina, a cada ano o debate reacende e a discussão sobre as conquistas femininas se tornam ordem do dia. Entre os discursos que versam sobre a satisfação quanto às conquistas realizadas,

Prova disso é o levantamento feito pela equipe do Procon Fortaleza dentro desta instituição. A pesquisa mostra que reclamações vinda de mulheres são bem mais numerosas que as reclamações masculinas. Produtos, assuntos financeiros, saúde e serviços essenciais ou privados foram as áreas pesquisadas (veja abaixo). “Uma das causas desse aumento pode ser o crescente número de mulheres na chefia das famílias”, avalia Isabel Lopes, secretária do Procon Fortaleza.


 


E é provável que o número aumente: no sábado (7 de março) e na quinta-feira (12), o Procon Itinerante vai fazer parte da programação da Prefeitura de Fortaleza em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. No sábado, a Praça do Ferreira recebe o projeto das 9h às 13h. Já na quinta-feira, no Complexo de Cidadania João Marçal de Mesquita, na Barra do Ceará, o evento tem início uma hora antes e termina ao meio dia. Confira programação completa abaixo.


 


Sobre o Procon Itinerante – O Procon Itinerante é um carro da Prefeitura de Fortaleza que vai até a população levar atendimento ao cidadão, fornecendo abertura de reclamação e um conciliador para orientações e esclarecimentos jurídicos em geral. Para que o atendimento seja efetivado, é essencial que o consumidor tenha em mãos um comprovante de residência em Fortaleza, cópia da nota fiscal, procuração (se necessário), fatura ou recibo do produto, cópia do RG e CPF.


 


Números das reclamações de agosto de 2008 a fevereiro de 2009:
11.226 – pessoas de ambos os sexos atendidas
4.747 – homens atendidos
6.479 – mulheres atendidas
263 – mulheres abriram mais de uma reclamação no Procon Fortaleza


 


Os processos abertos por mulheres estão na seguinte proporção:
2.593 – Assuntos Financeiros
2126 – Serviços Essenciais ou Privados
2001 – Produtos
240 – Saúde


 


Já as reclamações masculinas são as seguintes:
1.872 – Assuntos Financeiros
1.164 – Serviços Essenciais ou Privados
1.587 – Produtos
98 – Saúde


 


Serviço:
Procon Itinerante no Dia da Mulher

Data: 7 e 12 de março
Horário: De 9h às 13h / de 8h às 12h
Local: Praça do Ferreira (Centro) e Complexo de Cidadania João Marçal de Mesquita (Av. Francisco Sá, s/n, Barra do Ceará). 


Fonte: Prefeitura de Fortaleza