Exposição Fotográfica apresenta assentamentos da Ibiapaba
''Retrato de uma Ibiapada forte, bela e aguerrida''… A pesquisa seria finalizada com um livro-foto e uma mostra das imagens nas áreas assentadas. Feita a produção do livro, veio a ideia de expandir e surgiu a exposição fotográfica… resultados inesp
Publicado 10/03/2009 09:00 | Editado 04/03/2020 16:35
Com essas palavras, o fotógrafo, historiador (e comedor de tanajura) Amauri Pinto apresenta os resultados de mais um trabalho especial na chamada Serra Grande. O foco da pesquisa está inserida em seis núcleos assentados da região de Ibiapaba (norte do Ceará): Val Paraiso, Remissão-Bom Jesus, Nova Esperança, Veado Seco, Lagoa do Padre-Paulo Afonso e Baixo Paraíba-Gameleira. Com exceção desse último, que fica numa área úmida e verde com resquícios da flora e fauna da Mata Atlântica, os demais se encontram em pleno carrasco, o que os estudiosos querem como semi-árido.
Seus habitantes são famílias que já acostumados a cultivar o chão, desenvolvem um habilidoso manejo com a terra nas mais variadas atividades. Do plantio sequeiro à hortas e pomares de frutas, como a acerola orgânica, produzida no assentamento Val Paraiso, 20 km da sede.
A pesquisa de campo possibilitou, com as observações do fotógrafo, os encontros e oficinas de fotografias, perceber e ir além da luta pela terra, ajudou a conferir o cotidiano dessa gente. Na vivência por mais de seis meses junto às comunidades assentadas, o fotógrafo Amauri Pinto de Carvalho pôde sentir os costumes, as tradições e as expressões culturais pulsando no vai e vem desse povo guerreiro. Os folquedos, as crendices, o pegar e comer tanajura… são exemplos da identidade, da resistência e da ancestralidade do nosso passado.
Sentir, acima de tudo, as manifestações dos saberes e fazeres dentro de uma coletividade na busca da promoção humana.
As imagens, em preto e branco, captadas por um amante da geografia humana, tentam comunicar a riqueza e a beleza de homens e mulheres, que debaixo de um céu aberto, partilham lutas, derrotas, vitórias e muita ESPERANÇA.
Serviço:
Coquetel de lançamento da exposição fotográfica ''Cotidiano e Arte dos Assentadas da Ibiapaba'', de Amauri Pinto de Carvalho
dia 10 de Março (ter) às 19h
SESC Centro (rua 24 de Maio, 692 – Fortaleza
info: (85) 3452-9072 e (88)3671-1691 ou iruama_didi@hotmail.com
entrada franca
Fonte: Tembiú