Mery Medeiros: ''Pretextato – O Solidário''

Mery Medeiros presta uma homenagem ao Militante Comunista Pretexto José da Cruz.

Pretextato – O Solidário


 


 


As Lutas sociais de combate permanente e as injustiças do mundo do trabalho perderam um vigoroso combatente, na defesa da paz, e do Socialismo.



 


Pretexto José da Cruz, líder do seu tempo na crença e no sonho, por uma sociedade fraterna e solidária. Há mais de quatro décadas, fui seu companheiro na labuta permanente e agitada do fazer da militância política, o seu coração e a sua alma sempre estiveram de portas abertas para ajudar aos seus companheiros de trincheira, e mesmo aos amigos comuns.



 


Nascido em Natal, no primeiro dia do ano de 1924, na av. Alexandrino de Alencar, antigo bairro de lagoa seca, sendo o mais velho de quatro irmãos. Enfrentou os obstáculos naturais na dificuldade de sobrevivência antecipadamente com a morte dos pais, entrando na disputa do mercado de trabalho, juntamente com seus irmãos contando com as idades de 13, 14, 15 e 16 anos, respectivamente.



 


No longínquo ano de 1946, ingressou na estiva iniciando a sua trajetória de vida sindical, transpondo todos os degraus da escalada ascendente. No ano de 1954, pelas mãos do saudoso professor e líder comunista Luís Inácio Maranhão Filho, filiou-se aos quadros do Partido Comunista Brasileiro (PCB).



 


Foi até sua morte, probo, generoso e profundamente solidário, firme na defesa das suas convicções ideológicas, seu mudar de reino na busca do seu objetivo: A paz do mundo, o Socialismo, as qualidades morais, foram sua bússola orientadora até a sua partida.



 


A Fraternidade e a Solidariedade foram a razão maior de sua dinâmica e sua profícua existência.


 


Mery Medeiros
Escritor e Pesquisador Social