Sem categoria

Lula recebe sindicalistas para tratar da transposição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a sua visita a Porto Velho nesta quinta (12), recebeu em audiência uma comissão de sindicalistas representantes dos servidores públicos estaduais para tratar especificamente da transposição.

O presidente do Sinjur, Israel Borges, o presidente do Sindifisco, Valdemir Andrade (Caçador), e o presidente da CUT, Itamar Ferreira, foram escolhidos em reunião para representar os sindicatos, já que a organização da visita de Lula, por parte da Presidência da República, limitou o número de pessoas com direito a acesso ao local.


 


O encontro aconteceu no bairro JK, logo após o último evento da agenda de Lula na capital de Rondônia. Na oportunidade os sindicalistas entregaram a Lula um documento no qual pedem agilidade na aprovação da PEC da transposição. Essa PEC 483/05 propõe a inclusão dos servidores civis e policiais militares de Rondônia ao funcionalismo público federal. O benefício só vale para os que serviam na época em que Rondônia foi transformada em estado (1981).


 


Após ter sido aprovada no Senado, a PEC 483/2005 encontra-se na Câmara dos Deputados, onde já sofreu inúmeras modificações. Embora seja de competência do Congresso Nacional votar e aprovar a PEC, por tratar de assunto que envolve o Executivo e principalmente a folha de pagamento, os sindicalistas entendem que é necessário um entendimento com o governo para que o assunto seja finalizado.


 


O presidente disse que no seu retorno a Brasília pedirá uma reunião com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e com uma comissão de parlamentares para tratar do assunto. Lula disse que pedirá um estudo do impacto que a transposição causará na folha de pagamento, para encaminhar o assunto.


 


Além dos sindicalistas participaram da audiência a senadora Fátima Cleide e o senador Valdir Raupp, além dos deputados federais Eduardo Valverde, Marinha Raupp, Mauro Nazif, Anselmo de Jesus e Natan Donadon.


 


O presidente do Sinjur e o presidente do Sindifisco acham que com a interferência de Lula há grandes possibilidades da transposição acontecer. O presidente da CUT, Itamar Ferreira, disse que a transposição só sai do papel com o esforço conjunto do Palácio do Planalto, do Congresso e dos sindicalistas. Os sindicalistas também se encontraram com o ministro do Trabalho, Carlos Luppi.


 


Fonte: Portal Tudo Rondônia