Sexta-feira tem Grito da Água em Salvador

Uma caminhada, do Campo Grande até a Praça Castra Alves, marcará o Dia Mundial da Água, em Salvador.  O 9º Grito da Água está marcado para esta sexta-feira (20/3), às 15h. A marcha terá a participação de trio elétrico com banda de forró, grupos

Segundo o sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto da Bahia (Sindae), que organizam o evento, são esperadas cerca de 10 mil pessoas para a caminhada.  Diversas entidades do movimento ambientalista, sindical e popular já assumiram o compromisso de participar. Escolas também garantiram a presença dos estudantes. Para o Sindae, toda a sociedade deve se mobilizar para participar da luta a fim de garantir que a água seja um bem público, de qualidade e assegurada a todas as pessoas, pois é um direito humano fundamental. Defendê-la é garantir a vida das atuais e futuras gerações.


 


 


Cajazeiras


O bairro de Cajazeiras, na periferia de Salvador, também celebrará o Dia Mundial da Água. A IV Caminhada em Defesa da Água e da Vida acontece no dia 25 de março, quarta-feira, com saída às 7h30 da Rótula da Feirinha, em Cajazeiras 10, seguindo em direção à sede da Ong Cajaverde, em Fazenda Grande II. A marcha de Cajazeiras terá ainda apresentações dos grupos culturais da comunidade, dos alunos das escolas locais e será encerrada com um abraço simbólico à praça de Fazenda Grande II.


 


O Dia Mundial da Água foi instituído pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, atendendo às recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – a chamada Eco92. Desde então, todos os países celebram o dia 22 de março e buscam refletir sobre os problemas referentes aos recursos hídricos em suas nações, propondo alternativas e soluções para resolução dos problemas detectados.  


 


Neste mesmo período, a ONU também divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.


 


De Salvador,


Eliane Costa