Sinpro estuda estratégias para garantir acordos


Os últimos quase dois anos têm sido marcados por muitas conquistas e avanços entre os profissionais da educação no setor privado. Em particular, o período recente foi extremamente pro


Os últimos quase dois anos têm sido marcados por muitas conquistas e avanços entre os profissionais da educação no setor privado. Em particular, o período recente foi extremamente produtivo. O Sinpro conquistou aumento para professores e aumento com reposição para os auxiliares e técnicos administrativos, reformou sede e promoveu a reestruturação dos serviços oferecidos aos filiados (novos advogados, fonoaudiólogo, ampliação do atendimento odontológico e etc…)


 



Passos novos são necessários e a Diretoria do Sinpro já começa a discutir qual a estratégia mais interessante para assegurar à categoria o ritmo crescente de conquistas. No momento, a Diretoria prepara uma pesquisa/sondagem com profissionais da educação superior para localizar com mais precisão as reivindicações desse seguimento da categoria.


 



Pretende-se também avançar nos debates relacionados com a qualidade da educação oferecida pelos estabelecimentos particulares de ensino. Deve, então, o sindicato tratar de questões como os Projetos políticos Pedagógicos (educação básica) e os Projetos de Desenvolvimento Institucional (PDI), para garantir a qualidade no ambiente do trabalho e o desenvolvimento dos profissionais da área.


 



Um outro ponto que vai ganhando destaque é a discussão sobre o Plano de Carreiras dos profissionais de ensino superior. Toda a Instituição de Ensino Superior deve, como condição para sua legalização perante o MEC, registrar junto a Delegacia do Trabalho os Planos de Carreira. O que já se percebe é que a categoria não conhece os Planos de Carreira, daí a necessidade de incluir essa temática nas pautas de negociação.