Chávez aponta “pretensões separatistas” da oposição
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, elevou o tom nos ataques aos governadores opositores, acusando-os de quererem derrubá-lo e conclamando a união do povo e as Forças Armadas a “derrotarem suas pretensões separatistas”. A declaração foi direcionada ao
Publicado 23/03/2009 10:41
“Os governadores de Zulia, Miranda, Carabobo, Táchira e Nueva Esparta não querem governar, mas sim me derrubar”, afirmou Chávez, em seu programa Alô Presidente.
“Um país não é um torta que se pode partir em pedaços. Mas esses caudilhos querem ter republiquetas dentro de nossa república, converter a fronteira ocidental em um território autônomo – e é por isso que eu conclamo o povo e as Forças Armadas a acabarem com as pretensões separatistas de todas essas máfias.”
As afirmações foram feitas em um clima de tensão entre governo e oposição. Além da tomada dos portos e aeroportos regionais, nos últimos meses, decretos do presidente transferiram o controle de hospitais, escolas e outras instalações e serviços públicos dos Estados e municípios para o governo central.
No mesmo programa dominical, o presidente da Venezuela disse que continuará a recuperar todos os portos e aeroportortos. E fez um chamado aos veículos de comunicação privados, para que “não fomentem chamados à desestabilização” do governo.
Com agências