Dirigente cubano alerta para queda nas exportações
As exportações cubanas de níquel e tabaco foram afetadas pela crise mundial, alertou o membro do Bureau Político do Partido Comunista, Esteban Lazo, que falou sobre a importância de enfrentar a situação.
Publicado 23/03/2009 13:17
Em reunião com parlamentares cubanos, o dirigente conclamou quem “subestima” a crise no país a “tomar consciência” da situação e propôs “a educação” e o “resgate do trabalho socialmente útil” para alcançar esse objetivo, segundo informações da imprensa local.
O níquel foi o principal produto de exportação cubano no que se refere à entrada de recursos em 2007 e 2008, enquanto o tabaco é uma mercadoria tradicional nas vendas cubanas no mercado internacional.
Lazo advertiu sobre “a redução dos preços” desses produtos no mercado mundial e considerou que “a educação econômica do povo, o resgate do trabalho socialmente útil, e o incentivo à economia e ao cuidado com os recursos do Estado” são elementos cruciais para combater a crise.
A agência nacional informativa AIN disse que os parlamentares reunidos com Lazo analisaram “os avanços e deficiências mais significativas de 2008 em áreas como saúde pública, educação, economia, habitação, construção, emprego e na batalha contra o crime e a corrupção”.
Fonte: Ansa Latina