Na reunião estadual, PCdoB faz balanço de 20 anos da FPA

Na reunião, os comunistas também farão um amplo debate sobre a realização do Congresso Nacional PCdoB.

Os integrantes do Partido Comunista do Brasil reunidos ontem em Rio Branco, no auditório da Assembleia Legislativa aproveitam a reunião estadual do partido para fazer uma avaliação dos 20 anos da Frente Popular do Acre. Durante o encontro, três dos principais líderes da FPA, o ex-governador Jorge Viana, o governador Binho Marques e o prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim, participaram das atividades, fazendo falas à militância comunista sobre a importância do partido no processo de crescimento da FPA.


O presidente do comitê estadual do PC oB, deputado Edvaldo Magalhães disse, pouco antes do encontro, que no ano em que se comemoram os 20 anos d e formação da FPA, não há como não discutir seus diversos aspectos e os resultados práticos para o desenvolvimento do Estado, a partir dos dois mandatos do ex-governador Jorge Viana e do atual mandato do governador Binho Marques, além da primeira e segunda gestão de Raimundo Angelim na prefeitura de Rio Branco.


“Foi em 1989 que se começou a construir esse projeto que hoje governa o Acre por três mandatos, que já acumulou várias experiências em administrações municipais e por isso, nós queremos fazer um balanço político, um balanço da experiência administrativa da Frente Popular, um balanço, inclusive, autocrítico, porque nós achamos que um projeto político precisa estar se renovando permanentemente e precisa estar inclusive se alimentando permanentemente do ponto de vista ideológico para permanecer um projeto novo, um projeto construtor de esperança do povo acreano”, disse Edvaldo.


Na avaliação do deputado, o PCdoB, como integrante desde a primeira hora da Frente Popular, tem como responsabilidade política de chamar para o debate esse balanço da FPA, inclusive discutindo as mudanças que ele precisa para manter-se novo e forte, apesar dos 20 anos.


“Nesse balanço político vamos avaliar nele, a conjuntura interna da Frente, seja no parlamento, seja na conjuntura orgânica da FPA, o seu arco de alianças, o arco ideológico atual dessa aliança, a amplitude dessa aliança. Isso tudo vai passar por um crivo de debate político no interior do partido”, disse Magalhães.


Na reunião, os comunistas também farão um amplo debate sobre a realização do Congresso Nacional PC do B,  a mobilização no Estado inteiro para realização de 22 conferências municipais e a conferência estadual, além da eleição da delegação que vai participar do Congresso Nacional.


“Num partido do tipo do nosso, quando se discute num congresso, você passa em revista a construção política, a construção orgânica e ideológica do partido, portanto é um momento de grandes mobilizações partidárias. Nós vamos, inclusive, lançar a partir de segunda-feira uma grande campanha de filiação estadual”, disse o deputado Edvaldo Magalhães.


A campanha visa a preparação do partido desde já para as eleições gerais de 2010, outro tema de debate na reunião que prossegue por todo o dia de hoje. “Vamos iniciar o debate levando em consideração a correlação de forças, construindo o cenário favorável para o crescimento do PCdoB em 2010. Vamos discutir um projeto para o partido para as eleições de 2010”.