PCdoB inaugura processo mais ágil de filiação pela internet
Nesta segunda-feira (23), a página do PCdoB na internet inaugura uma nova forma de filiação. Visando dar maior celeridade ao processo e criar vínculos cada vez mais fortes entre o partido e seus filiados, a Comissão Nacional de Organização estudou e impla
Publicado 23/03/2009 10:36
“Antes o interessado preenchia um formulário que era uma pré-filiação e os dados chegavam por e-mail à CNO, que os enviava aos comitês estaduais. Mas, nem sempre os comitês eram ágeis na resposta e ocorriam algumas perdas no caminho desse processo”, explica Elaine Guimarães, da CNO. “O resultado é que recebíamos reclamações de alguns interessados que não tinham tido retorno. Outros não sabiam se estavam filiados ou não, pois acreditavam que preenchendo aquele formulário era o suficiente”.
Se antes era preciso preencher uma ficha inicial que não tinha valor de filiação, agora o internauta passa a preencher a filiação propriamente dita. Porém, para que o ato tenha valor junto à Justiça Eleitoral, é preciso que o documento seja assinado e remetido ao partido. “O processo está mais claro e o internauta saberá quais são os passos para filiar-se. Terá também a possibilidade de preencher a ficha de filiação pela internet ou baixar a ficha e preenche-la à mão, passos que agilizam o processo”, diz Elaine.
Feito o preenchimento pela internet, o usuário receberá uma resposta automática confirmando os dados que ele enviou. “Isso dá maior credibilidade ao sistema. As informações e parte do processo de filiação passam a ser de responsabilidade do próprio interessado”, enfatiza. “Valorizamos a atitude de quem nos procura e asseguramos que essa porta de entrada é eficaz. A CNO terá o controle dos pedidos de filiação que chegam e dos que foram finalizados pelos interessados”.
As falhas na conclusão do processo de filiação foram constatadas há algum tempo, mas devido a problemas técnicos com a rede do PCdoB, as mudanças não puderam ser implantadas de imediato. Apesar dos testes realizados, é possível que ainda haja um período de adaptação do sistema, o que pode gerar algumas falhas. “Por isso, solicitamos que quaisquer problemas sejam comunicados, a fim de que possamos aprimorar o sistema”. O e-mail para apontar tais problemas é o filiacao@pcdob.org.br
Colaboração em rede
Além da responsabilidade da CNO e do próprio internauta na conclusão do processo de adesão ao PCdoB, cabe aos comitês estaduais e municipais concluir a filiação e procurar os novos filiados para inseri-los na vida partidária. “Essa nova maneira de filiação é um grande passo. É mais um item que demonstra a capacidade que o PCdoB tem de, além de posições políticas, tomar medidas práticas que influenciam o desempenho do partido”, diz Abel Rodrigues Avelar, secretário de Organização do Comitê do Ceará.
No entanto, ele salienta que em seu estado, como em muitos outros pelo Brasil, o acesso à internet e mesmo ao computador ainda é precário principalmente nas cidades menores. “Estamos, mesmo assim, fazendo um esforço para que nosso pessoal utilize essa ferramenta e estimule seu uso em sua comunidade”.
Ele admite a importância das direções estaduais para que o novo processo vingue. “Os comitês terão de desenvolver mecanismos que agilizem o processo de filiação a partir do momento em que o internauta preenche a ficha para que, no menor tempo possível, esteja finalizada a adesão e ele passe a participar da vida orgânica do partido”.
Avelar lembra que “o internauta que se filia pela página do PCdoB está demonstrando seu interesse em participar da vida partidária. E cabe a nós darmos a ele uma resposta satisfatória”. Para isso, o Ceará deverá estimular os comitês municipais para que o contato com os filiados seja feito com celeridade. “Hoje, muitos se filiam e passam meses sem receber contato de ninguém do partido. Buscam o partido com grandes expectativas devido às suas características ideológicas e políticas e acabam se decepcionando porque não houve contato entre o comitê e o filiado. Isso não pode acontecer”, constata o dirigente.
Outro estado que procura vencer obstáculos locais de acesso à internet é o Amazonas. “Aqui, a realidade ainda é precária. Dos 62 municípios amazonenses, cerca de dez são mais bem estruturados para receber a rede mundial de computadores”, explica Domingos Sales, secretário de Organização no comitê do estado. Porém, a direção local quer investir em pessoal e em estrutura. “Queremos chegar a todos aqueles que desejem vir para o partido, seja ou não pela internet, na capital ou nos municípios mais isolados, que muitas vezes dependem de transporte fluvial ou de dias de viagem”, explica.
A filiação pela internet, diz Sales, “tende a ser um facilitador no estreitamento das relações entre os internautas e o partido. Aqui, por exemplo, já temos gente querendo se filiar para a disputa eleitoral de 2012. Se as direções locais não priorizarem essa ferramenta, não avançaremos”.
Estado que tem conseguido dar respostas satisfatórias às filiações feitas pela internet, o Rio de Janeiro pretende continuar e aprimorar ainda mais seu processo. “Sempre procuramos acionar nossos comitês municipais rapidamente para que eles efetivassem a filiação e estreitassem os laços com os recém-filiados. Nos últimos três anos, tivemos cerca de mil filiações feitas pela internet”, diz Uirtz Servulo, secretário de Organização. “O PCdoB se transformou, perante a sociedade, numa opção política e eleitoral real. As últimas eleições demonstraram o quanto a internet cresceu como ferramenta eleitoral, como fonte de informação política. Isso nos ajuda a construir nosso projeto para 2010 e nossa estratégia rumo ao socialismo”.
De São Paulo,
Priscila Lobregatte
Para se filiar ao PCdoB ou conhecer a nova ficha de filiação, clique aqui.