Em Pernambuco, 87 anos comemorados com muita festa

Em noite de festa, o PCdoB de Pernambuco comemorou, na noite desta quinta-feira (26), os 87 anos de existência do Partido. O evento foi realizado no Clube da Pás, bairro de Campo Grande, e contou com a presença do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE) que, em

Membros importantes do PCdoB estiveram ontem na festa de aniversário do Partido. A ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, o prefeito de Goiana, Henrique Fenelon, e diversos outros comunistas que fazem parte da política pernambucana. Alguns trouxeram até caravana, como o secretário de Orçamento Participativo do Cabo de Santo Agostinho, Luiz Pereira, que grande parte dos militantes do município para confraternizar com os demais.


 


Antes de começar a festa, o senador Inácio Arruda fez uma breve saudação. Em suas palavras, ele lembrou a história de lutas democráticas do PCdoB em prol do bem estar do povo brasileiro. Especialmente, na corrida presidencial de 1989, quando o Partido tinha a chance de lançar o nome de João Amazonas como candidato e optou por apoiar o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


 


“Na época, nós optamos pela correlação de forças em torno de um candidato do povo, um operário que representava e, ainda hoje, representa muito bem os nossos interesses. Muita gente me pergunta por que o PCdoB sempre joga na retaguarda, com vereadores e deputados. Eu respondo que é porque estamos trilhando uma estrada, um caminho que segue lado a lado com o povo”, argumentou.


 


Falaram ainda o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), que veio prestar a sua homenagem ao PCdoB, e o presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso. Após os discursos e a exibição do programa nacional do Partido, a Orquestra do Clube das Pás tomou conta do palco e colocou todo mundo para dançar ao som de muito frevo e ritmos pernambucanos. Teve até “parabéns pra você” instrumental.


 


O programa nacional…
Exatamente, às 20h30, a festa sofreu um pequeno intervalo para a exibição, ao vivo, do programa nacional do PCdoB, na televisão. A transmissão foi feita dentro do clube para que todos os participantes pudessem conferir juntos e não perder nada da propaganda político partidária.


 


Com dez minutos de duração, o programa trouxe o vereador Netinho de Paula (PCdoB/SP), como mediador. Com o lema “Onde tem PCdoB, tem coisa boa”, a propaganda falou sobre as ações desenvolvidas pelo Partido nas cidades, sua contribuição para a construção de um Brasil mais democrático e a crise econômica.


 


Participaram do vídeo o ministro dos Esportes, Orlando Silva e os prefeitos Ednaldo Nogueira (Aracaju) e Renildo Calheiros (Olinda). Ambos falaram das experiências comunistas em comandar cidades que estão se destacando nacionalmente. Além deles, outras personalidades que apóiam o PCdoB, seja no meio intelectual, como Marcio Pochmann, ou nos movimentos sociais, como Vagner Gomes (CTB) e Lúcia Stumpf (UNE), também deram seu depoimento.


 


No vídeo, o presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, falou da crise financeira que vem atingindo o mundo inteiro. Segundo o comunista, antes de tudo, esta é uma crise do sistema capitalista que já não atende mais as necessidades da população. “A saída é o socialismo”, disse. E ele aponta a queda dos juros aplicados pelo Banco Central como uma forma rápida do Brasil sair deste eixo de paises afetados pela crise.


 


Se você perdeu a transmissão do programa nacional do PCdoB, na noite desta quinta-feira, clique no link abaixo e confira. Não esqueça que nos dias 28 e 31 de março, e 2, 4, 8, 10 e 13 de abril serão veiculas no rádio e na televisão inserções de 30 segundos cada, falando das políticas do PCdoB e do socialismo como saída para a crise.


 


http://www.youtube.com/watch?v=Q8YYijdWvtM


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca