Sem categoria

MinC abre concurso para premiar e fortalecer cultura LGBT

Fortalecer as organizações sócio-culturais LGBT, conhecer e divulgar as ações culturais dessas instituições, apoiar iniciativas de afirmação de orientação sexual, identidade de gênero e da cultura da paz que contribuam para o combate à homofobia e mapear

Em 16 de março, a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID-MinC) publicou o edital da premiação no Diário Oficial da União, contendo normas específicas para realização do concurso. As inscrições começaram na segunda-feira (23), terminam no dia 8 de maio e podem ser realizadas no site do ministério (www.cultura.gov.br).


 


Podem participar do prêmio iniciativas culturais exemplares de combate à homofobia e aumento da visibilidade de gays, lésbicas, bissexuais e trasngêneros. Serão selecionados até dois projetos por estado, sendo um por município. Cada instituição escolhida receberá como premiação o valor de R$ 23 mil. Poderão se inscrever instituições privadas, sem fins lucrativos, que tenham natureza cultural e sejam consolidadas na atuação com comunidades LGBT.


 


É necessário também que as organizações tenham, no mínimo, três anos de existência. Não poderão se inscrever os projetos ou iniciativas que tenham sido beneficiados com recursos do Fundo Nacional da Cultura de 2008. A atitude do governo é bem-vinda e parte da preocupação com o alto índice de discriminação e violência sexual.


 


Em pleno século 21, algumas pessoas ainda enfrentam situações que muitas vezes as obrigam a esconder sua opção sexual. É o medo de insultos e preconceitos. Pesquisas mostram que os homossexuais e bissexuais são agredidos simplesmente por não ser iguais às regras estabelecidas por parte da sociedade heterossexual.