Sem categoria

Barbosa Neto (PDT) é o novo prefeito de Londrina, no Paraná

Com uma diferença de quase 20 mil votos, o candidato do PDT, Barbosa Neto, foi eleito prefeito de Londrina, na região Norte do Paraná, em eleições realizadas neste domingo (29).

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as votações do novo segundo turno transcorreram tranquilas. Mais de 340 mil eleitores passaram pelas urnas para escolher o novo prefeito da cidade.



Os candidatos a prefeito Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT) votaram pela manhã. A nova eleição foi marcada pelo TRE depois que o deputado federal Antonio Belinati (PP) teve o registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior eleitoral (TSE) dois dias depois de vencer o segundo turno em outubro do ano passado.



“É lamentável o tapetão que a Justiça Eleitoral fez com Londrina”. Com esta declaração, o deputado estadual Antonio Belinati (PP), vencedor das eleições em outubro de 2008 e que teve o registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior eleitoral (TSE) dois dias depois, resumiu o sentimento dele ao votar, no início da manhã deste domingo, no novo segundo turno.



De acordo com Belinati, ao votar ele cumpriu o seu dever como cidadão, pois o futuro de Londrina está em jogo e o recurso que a defesa dele apresentará no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual questiona a decisão do TSE, poderá demorar a ser julgado.



Em relação ao recurso no STF, Belinati se disse confiante e lamentou que, caso saia vencedor no Supremo, outra eleição em Londrina não terá validade.



Mais de 370 mil elegem cinco novos prefeitos no domingo



Além de Londrina, também houve um novo segundo turmo neste domingo em Itapé, na Bahia, e nas cidades paulistas de Guarani D'Oeste, Igaraçu do Tietê e Lupércio. Mais de 370 mil eleitores participaram de uma nova eleição porque a Justiça anulou os pleitos realizados no ano passado em razão do indeferimento do registro de candidatos.


Em Itapé, Humberto Augusto Fernandes Mattos (PV) e Jackson Luiz Lima Rezende (PP) disputaram a preferência de 8.720 eleitores. O novo pleito ocorreu porque a eleição de outubro foi considerada nula em virtude do candidato mais votado – o candidato à reeleição Pedro Jackson Brandão (PMDB) – ter conseguido mais de 50% dos votos válidos e ter seu registro de candidatura indeferido, também por problemas referentes à prestação de contas.



Mais de 20 mil vão às urnas em São Paulo



Em São Paulo, 23.370 eleitores foram às urnas no domingo. Em Guarani D'Oeste (SP), disputaram a prefeitura o PMDB, com a candidata Maria Luzia Boff dos Santos, e o PSB, com Odair Vazarin. A cidade tem 1.487 eleitores. Os candidatos mais votados no ano passado, Marco Antonio do Carmo Caboclo (PT) e Elizabeth Dias Costa (PR), concorreram sub judice, já que tiveram seus registros de candidatura indeferidos pelo juiz de primeiro grau.



Em Igaraçu do Tietê, 18.209 eleitores voltaram às urnas para escolher entre os candidatos Aparecido Jovanir Pena Junior (PP), Carlos Augusto Gama (PSDB), Fernando Mauro Roncari (PTC) e José Claudio Bergamasco (PR). Na cidade, Guilherme Fernandes (PSDB) e seu vice, Juvenal Aparecido Fernandes de Melo (DEM), tiveram seus registros de candidatura cassados por captação ilícita de sufrágio (compra de votos).



Já em Lupércio, três candidatos disputaram a eleição: Abílio Kempe (PMDB), Alfredo Tadeu Belintani (PRP) e João Ferreira Júnior (PSDB). A cidade tem 3.674 eleitores. A nova eleição aconteceu porque Orlando Daun (PSDB) e Sebastião Mendonça Filho (PSDB) tiveram os registros de suas candidaturas indeferidas pelo tribunal.



Fonte: G1