Curso do PCdoB Minas debate desafios da organização partidária
O Comitê estadual do PCdoB de Minas realizou neste fim de semana (28 e 29 de março) um curso de formação para membros dos comitês municipais, numa iniciativa das secretarias de Organização e Formação. Sediado no auditório do SINPRO, em Belo Horizonte, o e
Publicado 29/03/2009 18:29 | Editado 04/03/2020 16:51
Osvaldo Napoleão, que representou a Comissão Nacional de Organização, foi o primeiro palestrante. Para ele, o curso se insere na diretiva nacional do PCdoB de capacitar melhor à frente de organização, discutindo o papel político exercido pela estruturação partidária. Napoleão apresentou as linhas de estruturação que estão sendo desenvolvidas pela direção nacional do PCdoB.
A concepção e a história do Partido Comunista, sua estratégia e suas singularidades foram abordados na aula ministrada por Luciano Rezende, membro do comitê estadual de Minas.
Estruturação
Segundo o secretário de organização do Comitê estadual, Richard Romano, o encontro teve importância maior porque para o ano de 2009 a meta principal da estruturação partidária é o fortalecimento dos comitês municipais, principalmente das cidades com mais de cem mil habitantes. Romano destacou o debate feito no encontro sobre as novas formas de organização como um dos grandes desafios para a estruturação partidária. “Além das formas tradicionais de organismos de base, temos que ser criativos nos formatos de organização”.
Richard comentou o crescimento que o PCdoB teve nos últimos anos em Minas e citou novos desafios que surgem com o novo momento. “Hoje participamos da administração de mais de 70 municípios, muita gente veio para o PCdoB”. Outro que apontou para a atualidade do debate sobre novas formas de organização partidária foi o secretario de organização do PCdoB de Montes Claros, Fred Borges.
Para Fred, o que mais chamou a atenção foi o debate em torno dos desafios de estruturar o partido através das organizações de base. “Esta é uma tarefa do dirigente municipal, que deve acompanhar o enraizamento da ob em todo o seu processo, que pode demorar até anos. Temos que pensar também em formas mais flexíveis, além de locais de trabalho, moradia e estudo”.
Próximos passos
O curso foi finalizado com a aula sobre a tática partidária na conjuntura atual e os desafios colocados pela crise econômica mundial. A responsabilidade de debater este tema ficou com a deputada Jô Moraes. No encerramento, o secretário de organização Richard Romano anunciou os próximos eventos estaduais do partido, como o encontro institucional no dia 23 de abril e o de finanças no dia 24. Romano convocou os comunistas também para um encontro com trabalhadores da educação, no próximo dia 02 e o para o Seminário de comunicação do PCdoB que vai acontecer no dia 16 de maio, em Belo Horizonte.
De Belo Horizonte,
Liliam Daniela