Inglaterra identifica 200 crianças como 'potenciais terroristas'
Duzentas crianças e adolescentes do Reino Unido foram identificadas como “potenciais terroristas” por um trabalho da polícia do país, que busca descobrir jovens “vulneráveis” ao radicalismo islâmico, segundo reportagem deste domingo no jornal “The Inde
Publicado 29/03/2009 12:45
Segundo um chefe de polícia ouvido pelo periódico, o chamado “Projeto Canal”, que teve início há 18 meses, interveio no caso dessas crianças que eram consideradas em situação de “risco”. Até junho do ano passado, diz o texto o número era de apenas 10 jovens.
O programa de prevenção descrito trabalha em parceria com professores, pais e membros de comunidades locais do país. São essas pessoas que avisam quando percebem sinais de “atração por visões extremas” em crianças suscetíveis à radicalização.
Segundo um dos chefes do projeto ouvido pelo “Independent”, a ideia surgiu depois que se percebeu que terroristas por vezes não tinham histórico propriamente violento, mas expressavam radicalismo na escola ou entre amigos.
As crianças identificadas passam por um processo de intervenção educacional, envolvendo discussões com a família e a comunidade em que vivem. Alguns, entretanto, acabam precisando de atuação policial.
A intervenção foi criticada por líderes muçulmanos no país, que dizem que ela fere a privacidade das crianças. Há a preocupação de que o projeto acabe visando as comunidades islâmicas que vivem no Reino Unido.
Fonte: G1