Chico Lopes protesta por melhoria da BR-222

Estrada importante que liga o Ceará ao Piauí, ao Maranhão e vai até o Pará, a BR-222 escoa a produção dos Estados e é acesso a várias cidades importantes do Ceará. Durante pronunciamento nesta segunda-feira (30) na Câmara Federal, o deputado Chico Lopes f

“No último final de semana, estive na cidade de Sobral, distante 240 quilômetros de Fortaleza. A estrada que utilizamos foi a BR-222. No ano passado, nesse mesmo período, nós, desta tribuna, pedimos ao DNIT que fizesse a estrada funcionar. Fizeram lá um serviço de tapa-buraco que, no primeiro momento das chuvas, ficou pior do que no ano passado”, informou Chico Lopes.


 


O parlamentar, ao comparar o estado em que se encontra a BR-222, destacou a boa conservação da BR-116, que faz a ligação do Nordeste com o Sul do país. “Não há uma reclamação, de quem quer que seja, até chegar a Fortaleza. Mas, quanto a BR-222 parece que há uma má vontade do DNIT”, sugeriu Lopes que fez ainda um pedido. “Apelo ao Ministro dos Transportes que mande verificar in loco se estou querendo ser mais real do que o rei”.


 


Durante o pronunciamento, o parlamentar comentou que a população está revoltada com a má conservação da rodovia. “Cheguei a Sobral e conversei com as pessoas. Há uma insatisfação, não somente dos sobralenses mas de todos nós que andamos por aquela estrada. Depois do município de Caucaia, até chegar a Sobral, a pessoa que gastava 2 horas e 20 minutos, está gastando 4 horas de viagem”, informou o comunista que descreveu como foram as horas de viagem entre Fortaleza e Sobral. “Na minha ida, presenciei vários acidentes com carretas e carros menores porque os motoristas dirigem em ziguezague. Num dado momento, uma carreta entrou em outra e a jogou fora da estrada. Espero que não tenha havido acidente com morte, somente perda material. A vida ninguém ressuscita, mas o bem material se substitui”, alertou o parlamentar.


 


Diante da realidade presenciada por Lopes, o parlamentar fez um pedido: “Eis meu apelo, portanto, ao DNIT: já que trataram tão bem a BR-116, por que não tratam da mesma maneira a BR-222? Será que o IPVA tem uma característica para uns e para outros não? Será que o dinheiro do Governo Federal destinado para essas obras diferencia uma BR de outra? Nós não aceitamos isso”, afirmou o comunista. “Isso é um absurdo, uma falta de respeito com o dinheiro do contribuinte! Vou requerer oficialmente o valor gasto nas últimas obras da BR-222. Ainda está em tempo de respeitar as pessoas que usam a estrada por vários motivos: social, econômico, turístico. Elas precisam de segurança para trafegar”, protestou Lopes.


 


Ao finalizar, o parlamentar ratificou: “É o meu desabafo? Não. É o meu protesto. Espero que o DNIT dê resposta não a Chico Lopes, mas à sociedade que transita por aqueles lados. Chega de obras de açúcar: não podem ver água porque se desmancham”.
 
 
Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE