Delegacia da Mulher ganha centro de inclusão digital em Salvador
Os moradores do Subúrbio Ferroviário ganharam um espaço de inclusão sócio-digital no último final de semana. O Governo do Estado inaugurou neste sábado (28/3), Dia da Inclusão Digital na Bahia, o Centro Digital de Cidadania (CDC) de Periperi, que fo
Publicado 31/03/2009 17:40 | Editado 04/03/2020 16:20
Os moradores do Subúrbio Ferroviário ganharam um espaço de inclusão sócio-digital no último final de semana. O Governo do Estado inaugurou neste sábado (28/3), Dia da Inclusão Digital na Bahia, o Centro Digital de Cidadania (CDC) de Periperi, que foi instalado em um local estratégico para mulheres vítimas de agressão doméstica: a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do bairro. Pela sua localização, o novo Centro recebeu dos policiais apelido de 'CDC Maria da Penha', numa referência à lei que pune com mais rigor a violência contra a mulher.
Com isso, os CDCs, que estão presente nos mais diversos locais, – como associações de classe e de moradores, templos religiosos, assentamentos de reforma agrária, quilombos e aldeias indígenas, dentre outros lugares- chega, pela primeira vez, à uma delegacia de polícia do Estado, justamente à Deam, como uma forma de homenagear as baianas no mês dedicado a todas as mulheres. No centro, as mulheres que precisarem dos serviços da delegacia terão uma oportunidade de amenizar o sofrimento, acessando a internet e buscando a capacitação para o trabalho.
A delegada-titular da Deam, Overanda Oliveira, afirmou que o CDC Maria da Penha vai levar a cidadania para a mulher do subúrbio e sua família, já que a maioria não dispõe de computador em casa. “A partir de agora, passamos a oferecer á mulher segurança e este serviço de inclusão digital”, ressaltou. A agente policial da delegacia Jaci Santos da Encarnação destacou que, com o CDC , a Deam não só oferecerá atendimento à mulher em situação de risco, como também vai proporcionar conhecimento a toda comunidade, que poderá usá-lo para fazer pesquisas escolares e obter qualificação para o trabalho.
Cada CDC é equipado de dez computadores, uma impressora e internet banda larga, numa ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para tirar a Bahia do incômodo 20º lugar em exclusão digital entre os estados brasileiros. O CDC “Maria da Penha” foi o 704º instalado em municípios baianos.
Da redação local,
Com informações da Agecom do Governo da Bahia.