Floriano sediará 1º Encontro de Pontos de Cultura
Será realizado no período de 9 a 12 de abril, no Teatro Cidade Cenográfica, em Floriano, o 1º Encontro de Pontos de Cultura dos Estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Tocantins.
Publicado 31/03/2009 10:05 | Editado 04/03/2020 17:02
Será realizado no período de 9 a 12 de abril, no Teatro Cidade Cenográfica, em Floriano, o 1º Encontro de Pontos de Cultura dos Estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Tocantins. O evento terá a participação dos atores Guilherme Weber e Manoela do Monte. Na programação haverá oficinas de câmera para os Pontos de Cultura que trabalham com audiovisual e produção para os que atuam com artes cênicas.
O Pontão de Cultura – Cultura Viva ao Alcance de Todos foi criado com o objetivo de capacitar artistas nas áreas de artes cênicas e audiovisual, através de cursos permanentes ministrados por profissionais nas respectivas áreas, visando a produção, promoção, apresentação, distribuição e comercialização dos produtos culturais produzidos pelos pontos de cultura.
Durante a implantação de suas etapas serão criadas duas redes, uma de audiovisual e outra de arte cênica e realizados três eventos com ações em nível nacional, como o 1º Encontro Nacional de Circo, em parceria com o Projeto Circo – Circulando o Piauí, que tem recursos do Fundo Nacional da Cultura/MinC, 1º Festival Nacional de Teatro e 4º Encontro Nacional de Cinema dos Sertões.
O primeiro passo para implantação do Pontão foi dado quando o Grupo de Teatro Escalet, que desenvolve atividades artísticas no interior do Piauí há 22 anos, de forma ininterrupta, fazendo parte do cenário artístico nacional com a realização anual do evento-espetáculo Paixão de Cristo, criou o Ponto de Cultura – Cultura ao Alcance de Todos, passando a receber recursos do Governo Federal através do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Com o bom desempenho de suas atividades, o grupo foi, em janeiro de 2009, conveniado ao Pontão de Cultura, passando a desenvolver atividades em níveis regional e nacional.
“As atividades do pontão estão voltadas diretamente para os pontos de cultura dos Estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Tocantins, mas nada impede que outros pontos venham se juntar a nós”, afirma o coordenador da iniciativa, Cesar Crispim.
Dentro da programação haverá dois momentos de grande importância para a cultura brasileira: o lançamento oficial da iniciativa, com a presença do governador Wellington Dias, a presidente da Fundac, Sônia Terra; o coordenador de Comunicação do Estado, Wellington Soares; e outras autoridades.
O segundo momento serão os workshops realizados dentro das oficinas de cinema e teatro com a participação dos atores Guilherme Weber e Manoela do Monte. Os alunos dos cursos poderão ter a experiência de conhecer o trabalho desenvolvido por profissionais de reconhecimento nacional.
Segundo Iraci Costa, coordenadora de artes cênicas do Pontão, “é um momento ímpar na história do teatro na região. “Os alunos envolvidos na iniciativa terão a oportunidade de crescimento profissional e uma visão holística do cenário artístico atual”, disse. Já Alisson Rocha, coordenador de audiovisual, disse que “o cinema não tem recebido muito incentivo na área de formação. Portanto, o evento será o diferencial para a classe”, comenta.
O encontro trará novos rumos à cultura brasileira, principalmente para as regiões Norte e Nordeste, pois durante o evento serão traçados novos rumos para o audiovisual e artes cênicas nos estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Tocantins