Trabalhadores protestam no Centro de Vitória ES
A manifestação das centrais sindicais partiu da Praça Getúlio Vargas às 10h, no centro de Vitória nesta segunda-feira (30/03/2009). O ato realizado simultaneamente em vários estados do Brasil foi para discutir os reflexos da crise econômica capitalista
Publicado 31/03/2009 15:00 | Editado 04/03/2020 16:43
Segundo o Presidente da CTB-ES Jonas Rodrigues, o Ato Unificado “Trabalhadores e Trabalhadoras não pagarão pela crise e não às demissões” aconteceu em todo o país e teve como bandeiras principais o fim das demissões e a manutenção dos empregos, a garantia dos direitos dos trabalhadores, a redução dos juros e a defesa de investimentos públicos em habitação, saneamento, educação e saúde, também destacaram a questão da venda do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) ao Banco do Brasil.
A passeata seguiu até o Palácio Anchieta sede do Governo do Estado do ES. Pela primeira vez no Espírito Santo a realização de um ato unificou todas as centrais sindicais, o movimento popular e estudantil. “Essa é uma importante oportunidade de se pensar a unificação de lutas comuns, que saem fortalecidas com a união de todas as representações dos trabalhadores”, ressalta o presidente da CUT/ES, José Carlos Nunes. Ele ainda informou que a idéia da manifestação é alertar a população sobre os problemas causados pela crise capitalista no país. A manifestação foi organizada por diversos movimentos sociais do campo e da cidade. A manifestação questiona por que o trabalhador está pagando pela crise, já que foi afirmado por diversos políticos, entre eles o presidente de que isso não aconteceria.
Participaram da construção do ato no Estado as seguintes entidades: Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-ES), CUT, PCdoB-ES, Assembléia Popular, Círculo Palmarino, CNTE, DCE-Ufes, Famopes, Força Sindical, Fórum de Economia Solidária, Fórum Estadual da Juventude Negra, Fejunes, Gab. Dep. Cláudio Vereza, Intersindical, Movimento Passe Livre, MPA, MST, MNDH/Programa de Direitos Humanos, SINPRO, Sindbancários, Sindicomerciários, Sindialimentação, Sindilimpe, Sindimármore, Sindismuv, Sindipúblicos, Sindiupes, Sindimetal, Sindprev, Sindsaúde, Sinergia, Sinteses, Sintracical, Sintraconst, Sispmc, Senalba, Suport, Ubes, Umes.
Banestes
O diretor do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários), Fabricio Coelho, disse que o principal temor da categoria com a venda do Banestes é a exclusão de empregos. Ele informou que, em experiências passadas de compra de instituições bancárias, cerca de 50% dos postos de trabalho foram extintos.
''O Banestes, é um banco estadual e mostramos que 91% da população é contra a venda dele para qualquer banco (dados de um plebiscito/consulta popular organizado pelo Sindibancários). São 5 mil empregos diretos e indiretos que estão ameaçados. Temos uma experiência anterior de que mais de 50% dos postos de trabalho são extintos'', disse Coelho.
Da redação do ES.