Sem categoria

Fisl10: associação polemiza direitos autorais no MTV Debate

Marcelo Branco, da  Associação Software Livre (ASL) e diretor geral do Campus Party, participou do MTV Debate, apresentado pelo músico Lobão, no final do mês de março. Branco polemizou com o músico ao defender a livre circulação de conteúdos

Com o tema “é crime baixar filmes e músicas na internet”, o MTV Debate polemizou sobre os direitos autorais. “Filmes e músicas são bens imateriais, não bens industriais. Então como é possível querer ter o mesmo lucro sobre um bem que não passa por um processo industrial?”, questionou Branco.


 


O coordenador da ASL também destacou que a maioria dos compositores não tinham chances no modelo anterior e os que tinham se submetiam a esse modelo. “Era uma chantagem”, disse Branco. A afirmação foi mal recebida por Lobão, que já rompeu com gravadoras para tocar uma carreira independente, mas depois voltou atrás.


 


“Agora é possível fazer as coisas de outra maneira, já que o autor pode controlar o que acontece com a sua obra sem intermediários”, argumentou Branco. Irritado, Lobão perguntou, “mas que intermediário é esse?”. “A indústria fonográfica”, responde Branco.


 


O professor de Comunicação da Faculdade Casper Líbero, Sérgio Amadeu, sintetizou o que está em jogo com a discussão. “A MPAA (associação de combate à pirataria) faz a propaganda de que copiar é roubo. Mas a verdade é que se meu celular fosse copiado ele não deixaria de ser meu, apenas seria de outro também. Roubar é diferente de copiar.”


 


Amadeu ainda esclareceu como vai viver a indústria diante desse cenário. “A indústria de iluminação teve que passar por mudanças drásticas com o surgimento da energia elétrica. Muitas indústrias morreram com os avanços tecnológicos. A indústria de intermediação vai se alterar. A que conseguir se adequar ao ambiente das redes vai sobreviver. A que precisa controlar e negar acesso vai morrer.”


 


Pirataria é crime?


 


Entre as personalidades já confirmadas para a 10º edição do Fórum está Peter Sunde. Junto a Fredrik Neij e Gottfrid Svartholm Warg, Sunde ajudou a fundar em novembro de 2003 o The Pirate Bay, buscador que congrega arquivos torrent para download de conteúdo multimídia e responsável por diversas polêmicas nos últimos meses.


 


Atualmente, o buscador é alvo de um processo na Suécia em que os três fundadores, mais o ex-CEO da primeira empresa de hospedagem do The Pirate Bay, são acusados de ajudar milhões de internautas a quebrar leis de direitos autorais. Após a exposição de argumentos dos promotores suecos e da defesa do The Pirate Bay, as acusações mais sérias contra o serviço foram derrubadas. O veredicto do processo deverá ser divulgado no dia 17 de abril.


 


A primeira edição do Fórum Internacional de Software Livre aconteceu dias 4 e 5 de Maio de 2000, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os organizadores não tinham a mínima idéia sobre a adesão de público. Quando as portas foram abertas, o público correspondeu.


 


Desde então, o evento vem agregando cada vez mais participantes, tendo reunindo mais de sete mil pessoas na última edição. Além de conferências e oficinas, o Fisl também congrega diversas áreas de tecnologia que utilizam ou desenvolvem softwares livres. O Fisl10 já as abriu inscrições para participantes, que apresentarão ou não trabalhos, e também para a imprensa.


 


– Clique aqui para assistir o MTV Debate: “baixar filmes e música na internet é crime?”


 


– Clique aqui para saber mais sobre o Fisl10