Fórum quer facilitar o acesso ao crédito para o produtor rural

Tornar público de maneira clara as regras que precisam ser cumpridas para que o produtor rural tenha acesso ao financiamento. Essa foi a definição da reunião do fórum de crédito rural, realizada na ma

As normas serão agrupadas em uma cartilha e ficarão disponíveis nos 66 escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), nas agências do Banco do Brasil, do Banco da Amazônia (Basa), nas prefeituras e na Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).


 


 


A idéia do titular da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), deputado Eron Bezerra, é sugerir providências possíveis de serem adotadas pelo sistema com o intuito de atingir o maior número de beneficiários e, ao mesmo tempo, minimizar a inadimplência. O Banco do Brasil enfrenta uma média de 27% de inadimplência nos financiamentos, enquanto que no Basa, os índices chegam a 30%.


 


 


“Temos que firmar um pacto entre os agentes para garantir que o pequeno produtor tenha acesso a esse dinheiro. Só do Pronaf são R$ 170 milhões para o Amazonas”, explica Bezerra.


 


 


O superintendente do Basa, Antônio Carlos Benetti, afirma que os planos devem ser feitos até maio, já que o calendário agrícola do Estado ‘funciona’ de maio a novembro. “Fora desse período, o agricultor não tem como plantar por causa das chuvas abundantes”, diz.


 


 


Outra preocupação de Benetti é referente ao Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Segundo ele, o Amazonas está isento de apresentar o documento a fim de obter financiamento até 30 de junho deste ano. Após essa data, será obrigatório, o que dificultará ainda mais o acesso ao crédito. Esse será o tema da próxima reunião, marcada para o dia 04 de maio.



 


De Manaus,


Mariane Cruz


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/rádioam.htm