Sem categoria

Secretário destaca metas de crescimento do PCdoB no Amazonas

O avanço no tempo de existência do PCdoB se dá paralelamente ao crescimento da organização em todos os Estados do país. No Amazonas, o secretário de organização do comitê estadual, Domingos Sales Cavalcante, afirma que este processo ocorre de forma satisf

Sales ressalta o cenário de crise econômica internacional como pano de fundo conjuntural para a comemoração dos 87 anos do PCdoB e destaca qual tem sido o posicionamento do partido. “Completamos mais um ano de existência num momento em que a crise internacional chega ao país e usamos esse momento para dizer que os trabalhadores não são os culpados pelo colapso da economia mundial”, diz. “Com isso, mantemos nossa linha de apontar uma saída que não penalize o operariado e convidamos as pessoas para ingressar e militar no nosso partido”, completa.


 
Para além do cenário de crise, Sales resgata os ganhos do partido nas disputas eleitorais de 2008. “Ano passado saímos vitoriosos das urnas. Elegemos o primeiro prefeito comunista do estado, o camarada Raimundo Chico, em Anamã. E em Japurá, tivemos a vitória mais expressiva, pois ganhamos a prefeitura com o Guedinho obtendo 76% dos votos e elegemos dois vereadores, sendo que um deles se tornou o presidente da Câmara Municipal daquele município”, afirma.


 
Mas o PCdoB não ficou apenas nisso. “Saímos de sete para 21 vereadores e ajudamos a eleger outros 20 prefeitos, o que aumentou nossa participação no campo institucional e hoje atuamos em 28 secretarias, com destaque para seis de educação e outras seis de produção rural”, afirma Sales.


 
No entanto, esse ano promete mais, já que a meta dos comunistas é chegar a 30 mil filiados em todo Amazonas e impulsionar a forte atuação do partido nos movimentos sociais. Os comunistas estão organizados na União da Juventude Socialista (UJS) e na União Brasileira de Mulheres (UBM), nos principais municípios do estado, e crescem no movimento indígena, no de diversidade sexual e no de negros, com a União de Negros pela Igualdade (UNEGRO). Além da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que ganha mais espaço no sindicalismo com a adesão de importantes entidades sindicais.
 



De Manaus,
Anderson Bahia