Texto de miss que 'se divertiu' em Guantánamo sai do ar
Após escrever, em seu blog, que se divertiu ‘muuuuito’ em Guantánamo, a Miss Universo, Dayana Mendoza, teve, nesta quarta-feira, o texto retirado do ar. Suas declarações geraram polêmica na Venezuela, país de Dayana.
Publicado 02/04/2009 16:34
No último dia 27, a miss publicou que gostou bastante em conhecer a base militar americana, em Cuba. “Os rapazes nos mostraram como eles vivem por lá, o barco, como é o trabalho e nos mostraram a ilha. Foi muuuuito divertido”, escreveu Dayana, lembrando que fez a viagem de cinco dias com a Miss Estados Unidos, Crystie Stewart.
Ela citava que havia conhecido as belezas naturais e também a prisão.“Vimos os cães militares que fizeram uma linda demonstração de suas habilidades. Todos os rapazes do Exército foram incríveis com a gente”, disse. “Vimos também as celas, onde tomam banho, onde têm os momentos de recreação, aulas de arte. Foi muito interessante.”
Dayana contou ainda que foi com os marines até o ponto onde Guantánamo faz fronteira com Cuba. “A água na baía é tããããão linda. Foi inacreditável. Dava para curtir por pelo menos uma hora. Conhecemos ainda a Rebeca e eu comprei um colar para me lembrar de Guantánamo :)”, escreveu a miss, com direito ao emoticon.
“Eu não queria sair de lá. É um lugar para relaxar, calmo e lindo”, disse ela
Agora, porém, o texto em primeira pessoa de Dayana falando sobre Guantánamo foi retirado do ar (o blog da miss fica dentro do site oficial do concurso)
Em seu lugar, e com data de 31 de março, vem uma nova mensagem. Nela, diz que a organização do Miss Universo tem uma boa relação com o Exército americano e lembra que além de Guantánamo têm uma parceria que leva celebridades (misses) para outros pontos como Afeganistão, Iraque, Japão e Coréia.
A organização, porém, só esqueceu de retirar o texto de 20 de março, onde Dayana diz que irá conhecer Guantánamo e que irá escrever sobre a ilha na semana seguinte.
Apesar de a mensagem estar assinada pela miss venezuelana, o texto não está mais em primeira pessoa como os demais e fala que Dayana se referiu à hospitalidade que recebeu enquanto conhecia os membros da ilha e seus familiares que estão em Guantánamo.
A base de Guantánamo é onde tropas americanas mantêm presos acusados de terrorismo e onde há acusações de tortura contra os prisioneiros. O presidente Barack Obama ordenou em janeiro o fechamento da prisão dentro de um ano.
Com agências