Agulha oficial 2009” contra febre aftosa é elogiada em fórum nacional

A Agulha Oficial 2009, vacinação contra febre aftosa aplicada pelos órgãos públicos estaduais e federais, acabou na última terça feira, 31 de março, mas seus resultados já estão sendo elogiados no Fór

Durante o primeiro dia do evento, representantes dos 10 estados, incluindo Maranhão, Paraná, Sergipe e Minas Gerais, que enviaram veterinários de seus órgãos de defesa agropecuária para participar da “agulha oficial” no Amazonas, avaliaram positivamente a iniciativa estadual. As informações foram repassadas pelo presidente da Codesav (Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Alexandre Araújo, órgão coordenador da campanha contra febre aftosa no Amazonas, que está participando do fórum.


 



“A partir dessas manifestações positivas, o presidente do Fonesa, Décio Coutinho, abriu um espaço na pauta do fórum na quinta feira, 2, para que pudessemos apresentar um relatório da primeira agulha oficial, realizada em seis municípios em 2008, além de dados preliminares relativos a esta segunda etapa, que envolveu 12 cidades e acabou em março”, informa Alexandre.



 


Alexandre também afirma que, de acordo com informações da Superintendência Federal da Agricultura de Brasília, nunca houve no mundo uma ação unindo vacinação contra febre aftosa, cadastramento georreferenciado (usando GPS) e sorologia animal. “Isso mostra que o Amazonas está realmente empenhado em erradicar a doença do território estadual”, confirma Alexandre.



 


“Para isso, o apoio do governo federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), bem como dos órgãos de defesa agropecuária de outros estados, tem sido essencial. Esse apoio vem sendo possibilitado de várias formas, seja por meio de recursos repassados através de convênios ou do próprio envio de profissionais para participarem dos trabalhos”, conclui.



 


Agulha oficial


 


Vacinar 501 mil animais era a meta da Agulha Oficial 2009, campanha liderada pelos Governos estadual e federal que pretendem erradicar a febre aftosa no Amazonas até o fim de 2009. Esse número representa um aumento de 180 mil cabeças em relação ao trabalho anterior, realizado no ano passado em seis municípios.


 


 


 Autazes, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Itacoatiara, Maués, Manaus, Nhamundá, Parintins, Rio Preto da Eva e Urucurituba foram os municípios onde se realizaram as ações. Cerca de 600 pessoas, incluindo 50 de outros estados, estiveram envolvidas na campanha, entre funcionários do Mapa, SFA/AM, Idam e Codesav. Em maio, os 50 municípios restantes serão alcançados pela vacinação normal (feita pelos proprietários dos rebanhos).



 


De Manaus,
Mariane Cruz


 


Ouça a rádio http://www.veremelho.org.br/am/radioam.htm