Vereador realiza debate sobre dragagem do Porto de Vitória

A dragagem do Porto de Vitória foi o tema de uma audiência pública na Câmara Municipal de Vitória, nesta segunda-feira (30/03/2009). O objetivo do evento, requerido pelo vereador Namy Chequer (PCdoB), foi discutir os impactos dessa ação para a capital.

“A cidade precisa saber exatamente o que vai significar esse aprofundamento do calado da Baía de Vitória. Essa obra vai produzir impacto para a cidade. Por isso, precisamos discutir o assunto”, explicou Namy Chequer.


 


A mesa do evento foi composta pelo presidente da Codesa, José Ricardo Ruschel dos Santos; pelo médico naturalista Marco Ortiz, ambientalista da ONG Sol da Terra; pelo diretor-técnico do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Aladir Cerqueira, Tarcísio Guerra, da Secretaria de Meio Ambiente, e pelo vereador de Vila Velha João Batista Babá. Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal de Vitória, Alexandre Passos, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Sérgio de Magalhães e o vereador Juarez Vieira.


 


Debate de alto nível


 


O presidente da Codesa, José Ricardo Ruschel dos Santos, defendeu o aprofundamento de 14 metros do canal de acesso ao Porto de Vitória, para resultar em um calado de até 12,5 metros, com o objetivo de aumentar seu potencial competitivo com relação a outros portos brasileiros. A estimativa é de que ocorrerá um aumento de cerca de 20% na movimentação de cargas no porto público do Espírito Santo.


 


Para o médico naturalista Marco Ortiz, a obra trará demolição submarina com cargas explosivas, que vão causar impactos para o meio ambiente, com a retirada de 1,8 mil metros cúbicos de sedimentos da Baía. Ortiz defende que o Porto de Vitória deveria somente receber embarcações turísticas e que a solução para evitar desastres seria a utilização do Porto de Tubarão, que já está em águas profundas e preparado para receber navios de grande calado.


 



 


Presentes:


 


Associação dos Moradores da Praia da Costa;
Instituto Ponte;
Professor Wagner Rocha da FABAVI;
Associação dos Amigos da Fonte Grande;
Fernando Zorzal – Oceanografia da UFES;
Robinho – Assossiação de moradores da Ilha do Príncipe;
Instituto Ecológico LunarMaria;
Engenheiro Eduardo Prata – Professor da UVV e Engenheiro Portuário – Membro da AEMPORTES;
Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Espírito Santo;
Associação dos Amigos da Baia de Vitória
MOVIVE
Estudantes da FABAVI
Estudantes da Ufes
Professor Elio de Castro Paulino da FAESA
Diretores da CODESA
Professora Valéria Quaresma – Coordenadora do Cruso de Oceanografia da Ufes
Associação dos Moradores de Jardim da Penha
Mandato do Deputado Cláudio Vereza
Partido Comunista do Brasil
Diretores do IEMA
A.T.A.B.U.
Professor Airton Rodrigues da UNISAN
Secretaria de Coordenação Política da PMV
Grupo Sol da Terra
Secretaria Municipal de Meio Ambiente da PMV
Sindicato dos Conferentes
Ouvidoria Municipal da PMV


 


Por Marcelo Zumerle.