Kepler Weber faz novas demissões no RS
A fabricante de máquinas agrícolas Kepler Weber anunciou mais 178 demissões em sua unidade na cidade de Panambi (RS), no Noroeste gaúcho. Desde que a crise financeira mundial começou a afetar o país, principalmente os setores de exportação, a empresa c
Publicado 03/04/2009 13:37 | Editado 04/03/2020 17:11
O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Panambi, Olívio Oliveira, relata que as novas demissões da Kepler Weber causaram surpresa entre os funcionários e dirigentes sindicais. Em Março, os trabalhadores fizeram acordo em que reduziam oito dias da jornada de trabalho e 16% do salário. Em troca, a empresa havia se comprometido em não fazer novos desligamentos.
“Eles [Kepler Weber] haviam garantido pra nós que não haveriam demissões. Que a partir do mês de Abril retomava a produção e não haveria demissões. E pra nossa surpresa agora, no dia 1º de Abril, demitiram esses 178 funcionários”, diz.
No entanto, o temor dos metalúrgicos de Panambi não se restringe apenas à Kepler Weber. Outra empresa do setor, a Bruning Tecnometal, que produz peças para máquinas agrícolas e veículos, demitiu 756 funcionários na cidade até o mês de Fevereiro. Somente as duas empresas juntas contabilizam quase mil desligamentos, sem contar as empresas menores ou terceirizadas.
As fábricas alegam que os desempregos se devem à redução nas vendas. No entanto, Oliveira questiona esse motivo.
“Um pouco é que as pessoas [empresas] estão se aproveitando da crise pra fazer esse ajuste dentro das empresas. Elas estão comprando equipamentos mais modernos em que onde trabalhava dez funcionários hoje trabalham dois. A crise só foi uma desculpa para elas fazerem esse corte de funcionários”, diz.
Na próxima segunda-feira (06), o sindicato terá uma reunião com dirigentes da Kepler Weber para tratar das demissões. Os sindicalistas tentarão negociar para que a empresa priorize os funcionários demitidos caso volte a contratar nos próximos meses no município.
FONTE: Agência Chasque