Seduc incentiva a utilização do xadrez em sala de aula
Desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e estimular a disciplina. Este foi o objetivo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ao promover de 19 e 24 de marçocurso de capacitação direcionad
Publicado 03/04/2009 12:45 | Editado 04/03/2020 16:12
Mas, já pensando em ampliar o número de alunos beneficiados, a Seduc firmou parceria com o Ministério do Esporte e com a Secretaria de Estado de Juventude Esporte e Lazer (Sejel) para realização de capacitação abrangendo um número maior de professores do ensino médio e fundamental. Estea atividade será realizada nesta sexta-feira, dia 03 e no dia 17 na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. O lançamento oficial do trabalho realizado nas escolas ocorrerá no dia 24 do próximo mês com mais de mil alunos jogando xadrez.
No segundo semestre, a Seduc também espera realizar um campeonato de xadrez nas escolas de tempo integral do ensino fundamental com o objetivo incentivar a prática nas instituições de ensino em todo o Estado. A iniciativa contará com a participação, além das escolas de tempo integral, de alguns colégios convidados que já desenvolvem a modalidade.
A maioria dos professores que participou do evento era de escolas de tempo integral que já desenvolvem o xadrez em suas instituições. O instrutor da Federação Amazonense de Xadrez, Marcos André Souza, que ministrou a capacitação, procurou mostrar como a modalidade pode ser desenvolvida junto a disciplinas do currículo escolar dos alunos e como a mesma pode melhorar o aproveitamento de crianças e adolescentes em sala de aula.
Agecom AM
Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm